Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/752
Title: O lúdico como ferramenta para o processo ensino- aprendizagem na educação infantil
Advisor: CORDOVIL, Edilena Miranda
Authors: RAIOL, Dienny Maria Nunes
SOUZA, Maria de Deus do Espirito Santo
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Ensino-aprendizagem - Métodos
Crianças - Desenvolvimento
Ludicidade - Prática pedagógica
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo São João de Pirabas (PA)
Citation: RAIOL, Dienny Maria Nunes; SOUZA, Maria de Deus do Espirito Santo. O lúdico como ferramenta para o processo ensino- aprendizagem na educação infantil. Orientador: Edilena Miranda Cordovil. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São João de Pirabas, PA, 2017.
Resumo: O presente estudo aborda sobre o lúdico como ferramenta para o processo ensino –aprendizagem na Educação Infantil. Com o objetivo de observar a forma como o lúdico está sendo trabalhado pelos docentes no processo ensino aprendizagem em turmas do PRÉ I e II, pesquisar a formação acadêmica e a metodologia utilizadas para trabalhar o lúdico pelos professores da Escola Municipal de Educação Infantil Clube de Mães, observar se a infraestrutura da Escola é suficiente para trabalhar o lúdico, verificar o interesse e/ou a falta de interesse dos alunos pelas atividades lúdicas durante as aulas, reconhecer a importância do material pedagógico na aplicabilidade do ensino lúdico e no desenvolvimento da aprendizagem. Deste modo, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo e quanto a sua natureza a qualitativa, tendo como instrumento de coletas de dados a elaboração de questionários com seis perguntas abertas destinadas a diretora, coordenadora pedagógica e professores, sobre a problemática em questão, em seguida analisando e sistematizando os dados coletados na observação do lócus de pesquisa no espaço-tempo de sala de aula e interpretados aos conhecimentos conquistados nessa pesquisa e anteriores a mesma. Diante de todas as informações contidas nessa pesquisa pode-se concluir que o brincar acompanha a crianças há séculos, ademais foi por meio de uma quebra de conceitos que a brincadeira passou a ser compreendida e apreciada no ambiente educacional em relação às crianças; sobretudo a prática do lúdico na Educação Infantil promove efeitos múltiplos na criança que são de amplo valor para o seu desenvolvimento, sendo indispensável para uma formação consistente, interativa, estimuladora, dinâmica e completa. Todavia, compete mencionar que os docentes oferecem incoerências entre o conhecimento teórico e as atuações proporcionadas no transcorrer de suas práticas e a carência de uma mediação expressiva; não consentindo com amplitude o lúdico, fazendo uso exclusivamente em algumas ocasiões e de modo restringido.
Abstract: The present study works with the playful as a tool for the teaching - learning process in Early Childhood Education. With the objective of observing how the playful is being applied by the teachers in the process teaching learning in classes of PRÉ-I and II, to research the academic formation and the methodology used to work the playful by the teachers of the Municipal School of Education Clube de Mãe, To observe if the School's infrastructure is sufficiently to work the playful, to verify the interest and / or the default of interest of the students in the playful activities during the classes, to recognize the importance of the pedagogical material in the applicability of playful teaching and in the development of learning. So, a bibliographical research, as well as a field research and its qualitative nature were used, having as data collection tool the elaboration of questionnaires with six open questions addressed to the director, pedagogical coordinator and teachers, about the problematic in question, then analyzing and systematizing the collected data in the observation of the locus of research in the space-time of classroom and interpreted to the knowledge conquered in this research and previous to the same one. In view of all the information contained in this research, it can be concluded that play accompanies children for centuries, in addition it was through a breakdown of concepts that playful began to be understood and appreciated in the educational environment in relation to children; especially the practice of playful in early childhood education promotes multiple effects on the child that are of great value for their development, being indispensable for a consistent, interactive, stimulating, dynamic and complete formation. However, it is important to mention that teachers offer inconsistencies between the theorical knowledge and the actions provided in the course of their practices and the default of expressive mediation; not accepting with amplitude the playful, making use exclusively in some occasions and of restricted way.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/752
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O lúdico como ferramenta para o processo ensino- aprendizagem na educação infantil.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons