Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/754| Title: | Família e escola: um estudo do papel da família e da escola na formação dos alunos da escola municipal de ensino fundamental Manoel Rodrigues Bastos |
| Advisor: | OLIVEIRA, Luciana Silva de |
| Authors: | SILVA, Maria Cleide Coelho da VIEIRA, Maria Creusa Pinheiro |
| Keywords: | Familia - Participação escolar Ensino-aprendizagem - Métodos Crianças - Desenvolvimento escolar |
| Issue Date: | 2017 |
| Publisher: | UFRA/Pólo Nova Esperança do Piriá (PA) |
| Citation: | SILVA, Maria Cleide Coelho da; VIEIRA, Maria Creusa Pinheiro. Família e escola: um estudo do papel da família e da escola na formação dos alunos da escola municipal de ensino fundamental Manoel Rodrigues Bastos. Orientador: Luciana Silva de Oliveira. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Nova Esperança do Piriá, PA, 2017. |
| Resumo: | O presente trabalho cujo tema: FAMILIA E ESCOLA: um estudo do papel da família e da escola na formação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues Bastos, tem por objetivo contribuir para o processo ensino-aprendizagem de crianças na faixa etária de oito a dez anos do Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º ano), devido a necessidade de interação entre essas esferas da educação (família e escola), pois essas crianças quando forem ingressar no fundamental maior devem estar preparadas, portanto esta parceria e de suma importância. A pesquisa tem por finalidade resgatar a memória da escola e família, o que mudou e o que ainda continua relacionado a função de cada uma, analisar a relação professor x aluno, a relação família x escola, pesquisar os fenômenos sociais que implicam na escola atual (por exemplos: os tipos de famílias, qualidade de vida, entre outros) e a importância da integração escola e família no processo pedagógico. Desta forma, a pesquisa tem como resultado confirmar a relação família-escola, que é fundamental na construção da identidade crítica do educando, a partir do momento em que o acompanhamento acontece, durante o processo de ensino aprendizagem, leva adquirir confiança por parte dos filhos que se sentem amparados, pelo professor, pelos pais e pela escola, e desta forma o ensino-aprendizagem acontece de forma significativa. |
| Abstract: | The present work, who see theme: FAMILY AND SCHOOL: a study of the role of family and school in the training of students of Manoel Rodrigues Bastos Municipal School of Primary Education, aims to contribute to the teaching-learning process of children in the age group of eight To ten years of Elementary School (3rd, 4th and 5th year), due to the need for interaction bet wee these spheres of education (family and school), since these children when they are entering the fundamental major must be prepared, so this partnership and sum importance. The research aim stores cue the memory of the school and family, what has changed and what still remains related to the function of e ache ne, analyze the relations hip between teacher and student, the family vs. school relationship, research the social phenomena that ply in the current school (For example: family types, quality of life, a mongo threes) and the importance of school and family integration in the pedagogical process. In this way, there search results in confirming the family-school relationship, why chis fundamental in the construction of the critical identity of the learner, from the moment that the accompaniment takes place, during the process of teaching learning, leads to acquire trust on the part of the children That feel supported, by the teacher, the parents and the school, and in this way teaching-learning happens in a significant way. |
| URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/754 |
| Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Família e escola- um estudo do papel da família e da escola na formação dos alunos da escola municipal de ensino fundamental Manoel Rodrigues Bastos.pdf | 704,68 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
