Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/755
Title: A relação entre família e escola na formação dos alunos do 5 º ano da escola Maria Laurita- Nova Esperança do Piriá
Advisor: SILVA, Maria Flaviana do Couto da
Authors: BRAGA, Antonia Lima
VILA NOVA, Leonardo do Socorro Souza
Keywords: Familia - Participação escolar
Professores - Prática docente
Crianças - Desenvolvimento escolar
Ensino Aprendizagem - métodos
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Nova Esperança do Piriá (PA)
Citation: BRAGA, Antonia Lima; VILA NOVA, Leonardo do Socorro Souza. A relação entre família e escola na formação dos alunos do 5 º ano da escola Maria Laurita- Nova Esperança do Piriá. Orientador: Maria Flaviana do Couto da Silva. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Nova Esperança do Piriá, PA, 2017.
Resumo: O presente estudo visa socializar os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Laurita situada em Nova Esperança do Piriá, que buscou investigar quais os reais motivos que levam os pais a não participarem ativamente da vida escolar dos seus filhos? Tendo como objetivo geral, Conhecer os procedimentos que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Laurita para estreitar a relação com os Pais e/ ou Responsáveis de alunos das turmas de 5º ano. Os objetivos específicos foram: Identificar quais os obstáculos vivenciados pelos pais e/ou responsáveis com relação ao acompanhamento do processo escolar de seus filhos; Analisar como a escola vê a participação da família no processo de ensino-aprendizagem dos filhos; Verificar se há alguma preocupação da família em acompanhar o aprendizado de seus filhos; Observar como está o rendimento escolar do aluno que tem a participação dos pais na escola; Compreender como é a relação dos pais com a escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, com aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivos, os sujeitos investigados foram os professores e os pais e/ou responsáveis dos alunos do 5º ano. As análises dos dados coletados foram tabulados e analisados por categoria e revelaram que a maioria dos pais e/ou responsáveis ainda não adquiriram o hábito de participar espontaneamente das atividades desenvolvidas pelas escola; que mesmo quando solicitado a frequência é baixa, que os alunos cujo os pais e/ou responsáveis participam ativamente da escola apresentam um bom rendimento e interagem melhor com os professores e colegas; que os pais tem consciência que a sua participação na formação dos seus filhos é importante, mas ainda deixam essa missão de educar e ensinar por conta da escola.
Abstract: The present study aims to socialize the results of the research carried out at the Maria Laurita Elementary School located in Nova Esperança do Piriá, which sought to investigate the real reasons why parents do not actively participate in the school life of their children? As a general objective, To know the procedures that the Maria Laurita Elementary School located in Nova Esperança do Piriá, in order to strengthen the relationship with the parents and / or those responsible for students in the 5th grade classes. The specific objectives were to: Identify the obstacles experienced by the parents and / or parents responsible for monitoring their children's school process; To analyze how the school sees the participation of the family in the teaching-learning process of the children; Check if there is any concern of the family in accompanying the learning of their children; To observe how is the scholastic performance of the student that has the participation of the parents in the school; Understand how parents relate to school.. The methodology used was the bibliographical research and the field research, with questionnaires applied with objective and subjective questions, the subjects investigated were the teachers and the parents and / or responsible of the students of the 5th grade. The analyzes of the data collected were tabulated and analyzed by category and revealed that the majority of the parents / guardians have not yet acquired the habit of spontaneously participating in the activities developed by the school; That even when requested the attendance is low, that students whose parents / guardians and actively participate in the school present a good income and interact better with teachers and colleagues; That parents are aware that their participation in the training of their children is important but they still leave this mission of educating and teaching on behalf of the school.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/755
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons