Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/759
Title: O canal Youtube como instrumento para discussões sobre os temas transversais aos alunos de 2 º ano da EEEMF Professora Argentina Pereira.
Advisor: AQUINO, Cláudia Monteiro de
Authors: OLIVEIRA, Heleno Raphaelo Menezes de
BRITO, Raimundo Cosmo Farias de
Keywords: Redes sociais - Youtube - Uso
Ensino-aprendizagem - Métodos
Educação tecnologica
Prática pedagógica - Tecnologias educacionais
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Augusto Corrêa (PA)
Citation: OLIVEIRA, Heleno Raphaelo Menezes de; BRITO, Raimundo Cosmo Farias de. O canal Youtube como instrumento para discussões sobre os temas transversais aos alunos de 2 º ano da EEEMF Professora Argentina Pereira. Orientador: Cláudia Aquino. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 201.
Resumo: O presente trabalho propõe a utilização do recurso youtube como uma ferramenta metodológica no processo de ensino aprendizagem. No projeto inicial foi realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professora Argentina Pereira localizada no município de Bragança- PA, tendo como base teórica opiniões de autores que discutem a situação da educação em meio à mudanças sociais, captou-se informações de suma importância para o levantamento de questões que ajudarão na compreensão do processo de inserção das tecnologias educacionais como instrumento de aprendizagem.visto que o surgimento de novas mídias sociais com o youtube tem ocasionado grandes mudanças na sociedade, que por sua vez tem repensado seus conceitos enquanto sujeitos dessa transformação. Segundo Psicólogo Jhon Dewewy ele afirma que a escola não pode ser um simulacro da vida, mas sim a própria vida. Contudo, ainda é mínima a visibilidade quanto aos efeitos do youtube enquanto ferramenta educativa na Educação formal. A partir de uma análise histórica sobre as mudanças sociais, mas especificamente educacionais, pode-se perceber que ao longo dos tempos a educação através da sua instituição representativa, a escola se arrasta dentro de um patamar burocrático, conservador e previsível, com poucas mudanças em comparativo com os avanços sociais, sendo essa legalmente a propulsora de saberes.
Abstract: This paper proposes an analysis of our present social context, for the technological changes and the partners media such as youtube, facebook .. within a space of time and how they are measured in the teaching and learning process. From this analysis it was decided to research the issue of the impact of the digital age: the computer as a learning tool in EEEMF Professor Pereira Argentina in Bragança-Pa.Have as theoretical basis opinions of authors who discuss the state of education in there social changes, captured -If information critical to the survey questions that will help in understanding the process of integration of educational technology as a learning tool. Well as the emergence of new social media with youtube has caused major changes in society, which in turn has rethought its concepts as subjects of this transformation. However, it is still minimal visibility as to the effects of those in formal education, as regards the practice didadic. A from a historical analysis of social change, but specifically educational, one can see that over time education through their representative institution, the school creeps in a bureaucratic, conservative and predictable level, with little change in comparison with the social advances, this being legally the driving of knowledge.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/759
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons