Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/761
Title: | Educação ambiental e recursos hídricos no ensino de ciências na Escola Castro Alves na Comunidade Maria Ribeira |
Advisor: | CAVALCANTE, Patricia |
Authors: | SANTOS, Maria da Conceição Ramos dos BRILHANTE, Maria Raimunda Pombo |
Keywords: | Educação ambiental Ciências Naturais - Ensino Recurso hídrico - Questão ambiental |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Gurupá (PA) |
Citation: | SANTOS, Maria da Conceição Ramos dos; BRILHANTE, Maria Raimunda Pombo. Educação ambiental e recursos hídricos no ensino de Ciências na escola Castro Alves na comunidade Maria Ribeira. Orientador: Patricia Cavalcante. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015. |
Resumo: | Devido à degradação do mundo e o comprometimento da qualidade de vida. A Educação Ambiental surge da preocupação da sociedade com o presente e com o futuro das novas gerações. Nas ultimas décadas, tem mobilizado tanto o governo quanto a sociedade civil. Neste contexto, a Educação Ambiental permite adquirir conhecimentos, competência e habilidades que leva construir uma nova visão de se relacionar com o meio ambiente. Na esfera educativa observou-se um consenso sobre a necessidade de problematizar essa questão em todos os níveis de ensino. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo conhecer quais os métodos utilizados pelos professores de ciências no ensino fundamental maior da rede pública na comunidade Maria Ribeira no município de Gurupá-Pará. O levantamento bibliográfico baseou-se nas teorias dos autores, sendo que na metodologia foram utilizados questionários semi-estruturados com questões objetivas e subjetivas entre 47 pessoas; moradores, professores e alunos sobre o abastecimento de água. Como a água é tratada na sua comunidade, a poluição e contaminação da água e como esses assuntos são trabalhado na escola e nas moradias. Depois de aplicar os questionários, as respostas destes foram transformadas em gráficos para melhor visualização e analise. Como resultados encontramos que alguns assuntos ainda são tratados de forma inadequados, e que os professores devem relacionar o conteúdo ministrado a questão do cotidiano dos discentes, da forma mais simples e que o educando torne os ensinamentos um elemento necessário ao aprendizado das questões ambientais. Porem as pessoas da comunidade deve passar a entender, desde cedo, que precisa cuidar dos recursos hídricos para que haja uma harmonia entre homem e natureza. |
Abstract: | Due à degradation of him world and him comprometimento of the grade life. Environmental The Education arise of the care of the association with him gift and with the future of the new generations. in the uptimes decades, have mobilize such a lot of the administration as for civil association. in this context, Environmental the Education allow acquire backgrounds, competence and arts that blow away build a new eyesight of whether relate to the environment. in the eye-whether educational field one common ground remain the desirability of problematize that issue in everybody them levels of education. Along it, this opinion poll have consume object know quais the methods tap coats masters of sciences no coach fundamental biggest of the net open in the community Maria Brook no borough of Garupá-Pará. The opinion poll bibliográfico base-whether in the theories dos authors, be that in the methodology be tap questionnaires semi-estruturados with detached issues and subjective among 47 peoples; residents, masters and schoolboys remain the water supply. Consume the water be treatise in the your community, the pollution and contamination of the water and as that able-bodied affairses work on the college and in the moradias. After apply to the questionnaires, the answers give be change into graphic couple best visualização and analyse. Consume end products come across that some affairses still able-bodied handle inadequate figure, e that the masters owe connect the content ministrado the issue of the daily dos discentes, of the artless more figure and that the bring up assume them ensinamentos one cell inevitable ao environmental apprenticeship of the issues. Put the peoples of the community owe proceed to catch on, since cave in, that precise care dos wherewithals hídricos so that there be a harmony among man and nature. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/761 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação ambiental e recursos hídricos no ensino de ciências na Escola Castro Alves na Comunidade Maria Ribeira.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.