Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/791
Title: Evasão escolar na educação de jovens e adultos: uma análise do currículo que rege a EJA no Município de Gurupá
Advisor: SANTOS, Rosenilde Fonseca
Authors: GAMA, Maria Rosiete Nunes da
FERNANDES JUNIOR, Wellington Marques
Keywords: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar - EJA
Praticas educativas - EJA
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: GAMA, Maria Rosiete Nunes da; FERNANDES JUNIOR, Wellington Marques. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: uma análise do currículo que rege a EJA no Município de Gurupá. Orientador: Rosenilde Fonseca Santos. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015.
Resumo: Uma breve revisão bibliográfica a respeito da Educação de Jovens e Adultos no Brasil revela que esta modalidade de ensino traz à tona a questão da exclusão social de grande contingente populacional que não teve acesso a escolaridade regular na idade própria. A natureza e características de tal modalidade expressam o perfil de um enorme contingente de alunos, em geral trabalhadores, que buscam na instituição escolar a oportunidade de melhoria e ascensão social. O estudo realizado revela que, apesar dos avanços nos sentido de atender esta clientela excluída dos processos escolares formais, ainda é notória a dificuldade de assimilar o real conceito das práticas educativas que permeiam o imaginário das práticas pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, sendo ainda freqüente e significante o fenômeno da retenção e abandono escola nesta modalidade de ensino. O estudo conclui, com base em uma breve pesquisa bibliográfica e de campo, que ainda há um enorme discrepância permeando o binômio teoria e prática quanto ao currículo escolar da educação de jovens e adultos.
Abstract: One soon bibliographical revision regarding the Education of Young and Adults in Brazil discloses that this modality of education brings to tona the question of the social exclusion of great population contingent that did not have access the regular escolaridade in the proper age. The nature and characteristics of such modality express the profile of an enormous contingent of pupils, in general diligent, who search in the pertaining to school institution the chance of improvement and social ascension. The carried through study it discloses that, although the advances in the direction to take care of this excluded clientele of the formal pertaining to school processes, still the difficulty to assimilate the real concept of practical the educative ones is well-known that permeiam the imaginary one of practical the pedagogical one in the Young Education of e Adult, being still frequent and significant the phenomenon of the retention and abandonment school in this modality of education. The study it concludes, on the basis of one briefing searches bibliographical and of field, that still has an enormous discrepancy permeando the binomial practical theory and how much to the pertaining to school resume of adult the young education of e.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/791
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons