Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/794
Title: A aplicabilidade das redes sociais (Whatsapp) como ferramenta educacional no 8º ano do ensino fundamental.
Advisor: KHALED, Jean Barros
Authors: SOUSA, Elba Joice Silva de
RIBEIRO, Luciana dos Santos
Keywords: Redes sociais - WhatsApp - Uso
Ensino-aprendizagem - Métodos
Redes sociais - Recurso pedagógico
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: SOUSA, Elba Joice Silva de; RIBEIRO, Luciana dos Santos. A aplicabilidade das redes sociais (Whatsapp) como ferramenta Educacional no 8º ano do ensino fundamental. Orientador: Jean Barros Khaled. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que abraçou como objetivo, proporcionar aos docentes e discentes,das turmas do 8º ano, do Ensino Fundamental Maior, recursos metodológicos mediante a utilização das redes sociais (WhatsApp) como instrumento de apoio à prática pedagógica.Para tanto, foram realizadas duas pesquisas de campo e uma aplicação com o uso do (WhatsApp) em duas turmas do 8º ano. Uma com foco nos alunos (questionário fechado) e a outra nos professores (semi-estruturados), procurando investigar sobre o uso do WhatsApp como ferramenta educacional. E, por conseguinte, apresentamos os resultados obtidos a partir da utilização de tabelas e gráficos gerados após as analises das questões, ainda nesse trabalho apresentamos um comparativo de notas dos anos de 2015, 2016 e 1º semestre de 2017, no qual obtivemos um resultado surpreendente com relação a diminuição de notas vermelhas.Com o uso das redes sociais no ambiente escolar, é possível perceber a participação significativa dos alunos nas atividades propostas em sala, principalmente dos que usam as redes sociais como meio de comunicação.É nesse sentido que o trabalho de conclusão de curso irá mostrar, no decorrer de seus capítulos, as conclusões e questionamentos para que seja proposto à inclusão das redes sociais como ferramenta pedagógica no processo de ensino / aprendizagem da educação básica.
Abstract: The present work presents the results of the research that embraced as objective, to provide teachers and students, from the 8th grade classes, of Elementary School, methodological resources through the use of social networks (WhatsApp) as a tool to support pedagogic practice. Therefore, two field surveys and an application with the use of (WhatsApp) were carried out in two classes of the 8th grade. One focused on students (closed questionnaire) and the other on teachers (semi-structured), seeking to investigate the use of WhatsApp as an educational tool. And, therefore, we present the results obtained from the use of tables and graphs generated after the analysis of the questions, still in this work we present a comparative of notes of the years of 2015, 2016 and 1º semester of 2017, in which we obtained a surprising result with the use of social networks in the school environment, it is possible to perceive the significant participation of students in the activities proposed in the classroom, especially those that use social networks as a means of communication. It is in this sense that work of course completion will show, in the course of its chapters, the conclusions and questions to be proposed to the inclusion of social networks as a pedagogical tool in the teaching / learning process of basic education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/794
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.