Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/803
Title: Letramento e jogo didático: uma proposta para o desenvolvimento da escrita e da leitura.
Advisor: LIMA, Andrey Faro de
Authors: SANTOS, Maria de Nazaré dos
SANTANA, Maria Neuriane da Silva
Keywords: Letramento
Jogos Didáticos
Ensino e Aprendizagem
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SANTOS, Maria de Nazaré dos; SANTANA, Maria Neuriane da Silva. Letramento e jogo didático: uma proposta para o desenvolvimento da escrita e da leitura. Orientador: Andrey Faro de Lima. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, 2017.
Resumo: O presente estudo versa sobre o letramento e a utilização de jogos didáticos como possibilidade para o processo formativo de alunos do 1º ano das séries iniciais. Para uma melhor compreensão da presente abordagem será refletido, primordialmente, como o desenvolvimento da escrita e da leitura contribuem para uma aprendizagem significativa na referida fase de escolarização do sujeito educando. Neste sentido, objetiva-se conhecer e compreender a utilização e o alcance dos jogos didáticos por meio do letramento para o desenvolvimento da escrita e da leitura dos alunos do 1º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Noêmia Belém (EMEF), localizada na Cidade de Vigia de Nazaré, região nordeste do Estado do Pará. No desenvolvimento deste estudo, observar-se-á: (1) definições sobre o jogo e o letramento dentro do processo de ensino-aprendizagem; (2) o desenvolvimento da escrita e da leitura; (3) o letramento no Brasil (visão panorâmica); (4) o ensino na Amazônia numa visão panorâmica (o que não deixa de ser uma realidade nossa); (5) e o ensino na Escola Noêmia Belém. Sobre o ensino e aprendizagem na Escola Noêmia Belém, a presente investigação destaca, por exemplo, as dificuldades que os educadores encontram para desenvolverem as aulas de maneira dinâmica e prazerosa, a falta de materiais didáticos na escola, carência de um espaço mais apropriado para a realização de atividades lúdicas, entre outros elementos citados no desenvolvimento deste estudo. Na contextualização teórica, entre outros autores que se fazem sustentáculo epistemológico deste estudo, citamos Antunes (1999), Freire (1996) e Libâneo (2001). O método investigativo deste trabalho científico consiste num estudo de caso com enfoque qualitativo, que se propôs investigar a utilização de jogos didáticos e seu uso no processo formativo de alunos do 1º ano das séries iniciais da Escola Municipal Noêmia Belém. Nas considerações finais, expõem-se sugestões que poderão ajudar em alguns dos problemas apontados no intuito de melhoramento do processo formativo do educando da escola municipal em questão.
Abstract: The present study deals with the literacy and the use of didactic games as a possibility for the formative process of students of the first year of the initial series. For a better understanding of the present approach will be reflected, primarily, how the development of writing and reading contribute to meaningful learning in the referred stage of schooling of the educating subject. In this sense, it aims to know and understand the use and the reach of the didactic games through the literacy for the development of writing and reading of the students of the first year of the initial series of Elementary School I, the Municipal School of Elementary Teaching Noêmia Belém (EMEF), located in the City of Vigia of Nazaré, northeast region of the State of Pará. In the development of this study, it will be observed: (1) definitions about game and literacy within the teaching-learning process; (2) the development of writing and reading; (3) literacy in Brazil (panoramic view); (4) teaching in the Amazon in a panoramic view (which is nevertheless our reality); (5) and teaching at the Noémia Belém School. Regarding teaching and learning at the Noémia Belém School, the present research highlights, for example, the difficulties that educators encounter in order to develop classes dynamically and pleasantly, the lack of teaching materials In the school, lack of a space more appropriate for the accomplishment of playful activities, among other elements mentioned in the development of this study. In the theoretical contextualization, among other authors that support the epistemology of this study, we cited Antunes (1999), Freire (1996) and Libâneo (2001). The investigative method of this scientific work consists of a case study with a qualitative focus, which was proposed to investigate the use of didactic games and their use in the formative process of students of the first year of the initial series of the Municipal School Noémia Belém. There are suggestions that may help in some of the problems pointed out in order to improve the formative process of the pupil of the municipal school in question.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/803
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO E O JOGO DIDÁTICO....pdf351,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.