Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/861
Title: A utilização do software educativo GCOMPRIS no laboratório de informática como recurso pedagógico nas séries iniciais na escola municipal de ensino fundamental José Pereira Gomes
Advisor: FARES, Dayvid Gomes Vital
Authors: SILVA, Gracilene do Socorro Marques da Silva
SANTOS, Rosenilce Costa dos
Keywords: Software educacional - Gcompris
Recursos tecnológicos - Ações pedagógicas
Tecnologias educacionais
Professores - Práticas pedagógicas
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Capanema (PA)
Citation: SILVA, Gracilene do Socorro Marques da; SANTOS, Rosenilce Costa dos. A utilização do software educativo gcompris no laboratório de informática como recurso pedagógico nas séries iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pereira Gomes. Orientador: Dayvid Gomes Vital Fares. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capanema, PA, 2017.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o intuito de enfatizar os softwares Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação dos alunos do 2º ano/9 da Escola Municipal José Pereira Gomes. Tem como objetivo analisar as possibilidades de acesso à tecnologia que os alunos e professores possuem, bem como, as formas de acesso dos docentes e o uso do software Gcompris como apoio pedagógico no aprendizado da turma pesquisada dentro do laboratório de informática. Para se chegar a esses objetivos, utilizou-se como metodologia o estudo de caso realizado através de entrevistas por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas destinados aos profissionais de ensino e aos alunos do 2º ano/9 desta escola. Frente à problemática apresentada das dificuldades em relação ao uso do software educativo Gcompris no laboratório de informática que os mediadores do ensino encontram para melhor atender aos alunos. Há ainda, a necessidade de se trabalhar com a falta de formação para os educadores desenvolverem suas aulas utilizando os computadores do laboratório de informática da escola como recurso para suas atividades pedagógicas com os alunos. Entretanto, espera-se levar aos professores a contribuição de se apropriarem dessas tecnologias, descobrindo as diversas possibilidades de ensino, e assim, favorecê-los. Da mesma forma, suprir também, a carência dos alunos da escola pesquisada. Com a exposição dos conteúdos tratados nos capítulos deste trabalho, sempre destacando sobre a importância dos recursos tecnológicos, passando pela formação dos profissionais, para mostrar que é possível utilizar o computador para descobrir ferramentas que auxiliam o docente em busca de contextos educativos, e estes, equipados com softwares adequados, possa apresentar-se como uma solução ou ferramenta complementar de apoio ao ensino-aprendizagem das várias disciplinas que fazem parte da grade curricular do ensino infantil. Portanto, acredita-se que com o trabalho desenvolvido juntamente com o uso consciente dos softwares educativos e a aplicação dos conteúdos de maneira correta, possam atender as necessidades vinculadas à aprendizagem dos alunos.
Abstract: This work was completed with the intention of emphasizing educational software as pedagogical support, as well as the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the education of 2nd year students/9 of José Pereira Gomes Municipal School. It aims to analyze the possibilities of access to technology that students and teachers have, as well as the ways of access of teachers and the use of Gcompris software as pedagogical support in the learning of the group researched inside the computer lab. In order to reach these objectives, a case study conducted through interviews with open and closed questionnaires intended for teaching professionals and students of the 2nd/9th year of this school was used as methodology. Faced with the problem presented by the difficulties in using the Gcompris educational software in the computer lab that the teachers find to better serve the students. There is also the need to work with the lack of training for teachers to develop their classes using computers in the school's computer lab as a resource for their pedagogical activities with students. However, it is hoped that teachers will be able to take advantage of these technologies, discovering the different possibilities of teaching, and thus favoring them. In the same way, to supply also, the lack of the students of the researched school. With the presentation of the contents treated in the chapters of this work, always emphasizing envelopes the importance of technological resources, through the training of teachers, to show that it is possible to use the computer to discover tools that help the teacher in search of educational contexts, equipped with adequate software, can present itself as a solution or complementary tool to support teaching and learning of the various disciplines that are part of the curriculum of children's education. Therefore, it is believed that with the work developed together with the conscious use of educational software and the application of the contents in a correct way, they can meet the needs linked to the students' learning.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/861
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO GCOMPRIS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA1.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.