Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/862
Title: | O uso do software de geometria dinâmica geogebra no ensino de geometria analítica no 3º ano do ensino médio |
Advisor: | GOMES, Alessandra da Silva |
Authors: | BRITO, Paulo Alessandro Favacho OEIRAS, Valdemir Cunha |
Keywords: | software educacional - Geogebra Informática na educação Geometria analítica - Ensino Matemática - Ensino |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Santo Antônio do Tauá (PA) |
Citation: | BRITO, Paulo Alessandro Favacho; OEIRAS, Valdemir Cunha. O uso do software de geometria dinâmica geogebra no ensino de geometria analítica no 3º ano do ensino médio. Orientador: Alessandra da Silva Gomes. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017. |
Resumo: | Neste trabalho é apresentada a construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Matemática com o software educacional de Geometria Dinâmica GeoGebra. Tem por objetivo contribuir com o ensino de Geometria Analítica, uma das disciplinas em que os alunos encontram maior dificuldade durante o ensino médio. O uso de um software de Geometria Dinâmica permite que os alunos consigam manipular os objetos matemáticos e, assim, adquirir um conhecimento complementar ao ministrado em sala de aula. Assim, este trabalho pretende apresentar o software educacional como um importante recurso didático no ensino de Matemática no ensino médio. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre informática na educação do Brasil, o ensino de matemática e a Geometria Dinâmica, uma apresentação do GeoGebra e alguns de seus principais comandos e os resultados da realização de uma oficina sobre Estudo de Retas. Esta oficina foi realizada com um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inácio Moura, localizada na cidade de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. |
Abstract: | This work presents the construction and application of a didactic sequence for teaching Mathematics with the Dynamic Geometry educational software GeoGebra. It aims to contribute with the teaching of Analytic Geometry, one of the disciplines in which students find greater difficulty during high school. The use of a Dynamic Geometry software allows students to manipulate mathematical objects and acquire a complementary knowledge to the one taught in classroom. Thus, this paper intends to present educational software as an important didactic resource in teaching mathematics in high school. Therefore, we created a bibliographical review about informatics in education in Brazil, teaching mathematics and Dynamic Geometry. We presented GeoGebra, some of its main commands and the results of the workshop about Lines. This workshop was realized with a group of 3rd year high school students from the Inácio Moura State High School, located in the city of Santo Antônio do Tauá in the state of Pará. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/862 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINAMICA GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALITICA NO 3º ANO DO ENSINO MEDIO.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.