Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Title: | Inclusão digital utilizando as ferramentas tecnológicas na E.E.E.M. Dr. Fábio Luz no município de Tomé-Açu/Pa: uma visão do docente. |
Advisor: | ASSUNÇÃO, Mariza Felippe |
Authors: | SOUZA, Ana Larissa Cruz GOMES, Regina Chaem |
Keywords: | Tecnologias educacionais Ensino-aprendizagem - Métodos Educação tecnologica |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Campus Tomé-Açu (PA) |
Citation: | SOUZA, Ana Larissa Cruz; GOMES, Regina Chaem. Inclusão digital utilizando as ferramentas tecnológicas na E.E.E.M. Dr. Fábio Luz no município de Tomé-Açu/Pa: uma visão do docente. Orientador: Mariza Felippe Assunção. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, PA, 2017. |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar as experiências de um grupo de professores na utilização das ferramentas tecnológicas na E. E. E. M. Dr. Fábio Luz, bem como conhecer as dificuldades encontradas no uso da tecnologia e identificar as ferramentas disponíveis para auxiliar a aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo de caso como procedimento técnico. A abordagem do tratamento da coleta de dados do estudo de caso foi qualitativa, visando situar a ótica sobre o ensino mediado por ferramentas tecnológicas. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a tecnologia é utilizada, revelando a necessidade de formação continuada sobre as ferramentas tecnológicas para fins de aprendizagem. Revelou também algumas dificuldades estruturais e carências devido o descaso do governo para com a educação. Enfim, por meio do estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que as ferramentas tecnológicas podem auxiliar e fomentar o processo de aprendizagem, tornando-o dinâmico e colaborativo. |
Abstract: | This study aimed to identify the experiences of a group of teachers in use of technological tools in E.E.E.M. Dr. Fabio Luz, as well as to know the difficulties found in use of technology and to identify the tools available to assist in learning process. For that, a case study was conducted as a technical procedure. The approach of the data collection treatment of the case study was qualitative, aiming to place the optics on the education mediated by technological tools. From the analysis of the data it was possible to perceive that the technology is used, revealing the need for continuous training on the technological tools for learning purposes. It also revealed some structural difficulties and shortages due to the government's disregard for education. Finally, through the study carried out and the pedagogical suggestions presented, it was possible to confirm that the technological tools can help and foster the learning process, making it dynamic and collaborative |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/871 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INCLUSÃO DIGITAL UTILIZANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA E.E.E.M. DR. FÁBIO LUZ NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU PA UMA VISÃO DO DOCENTE..pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.