Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/875
Title: | O uso da pirâmide alimentar de baixo custo: como proposta de ensino à uma alimentação saudável. |
Advisor: | BARBOSA, Ivan Carlos da Costa |
Authors: | COSTA, Eliane Ribeiro MEIRELES, Socorro de Nazaré Barbosa |
Keywords: | Educação alimentar Hábitos alimentares saudáveis - Alunos Pirâmide alimentar Ensino de Ciências - Método |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém (PA) |
Citation: | COSTA, Eliane Ribeiro; MEIRELES, Socorro de Nazaré Barbosa. O uso da pirâmide alimentar de baixo custo: como proposta de ensino à uma alimentação saudável. Orientador: Ivan Carlos da Costa Barbosa. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017. |
Resumo: | As dificuldades enfrentadas pelos alunos na turma do 7º ano do Ensino Fundamental, no âmbito da educação alimentar são fatores preocupantes que interferem de forma expressiva na saúde do aluno, aumentando o índice de alunos que chegam à obesidade sem possuir nenhuma autoestima suficiente para realizar uma alimentação saudável. Esta preocupação nos leva a analisar com maior ênfase a referida problemática e buscar mecanismos que possibilitem estimular nos alunos a uma educação alimentar. Para alcançar resultados positivos utilizamos a pirâmide alimentar de baixo custo para despertar nos alunos o gosto pela alimentação saudável de maneira prazerosa. Pois através dessa prática junto à comunidade escolar torna os alunos a compreenderem a importância dos hábitos alimentares, e principalmente o valor que os alimentos têm para a saúde e o bem estar, conscientizando-os para uma alimentação saudável. E relevante afirmar que essa metodologia além de trabalhar a oralidade, a interação e a socialização dos alunos, auxilia na observação, organização e transcrição das informações recebidas para a prática do dia a dia de forma autônoma. Este é o grande desafio a ser trabalhado, pois o trabalho deve-se ser iniciado dentro do meio social e familiar que vivem e vivenciam. Neste trabalho obteve-se resultados satisfatório que se refere a prática da construção da pirâmide alimentar como suporte para desenvolver com eficácia o processo da educação alimentar estudo teve como propósito principalmente refletir sobre a esse contribuição da escola na educação de hábitos alimentares saudáveis. Portanto, é fundamental a valorização da prática educativa em sala de aula socializando o conteúdo a realidade vivenciada no dia a dia. |
Abstract: | The difficulties faced by the students in the 7th grade elementary school within the scope of food education are worrying factors that significantly interfere in the student’s health, increasing the number of students who reach obesity without having enough self-esteem to perform a healthy diet. This concern leads us to analyze with greater emphasis the aforementioned problem and to seek mechanisms that allow to stimulate the students to a food education. To achieve positive results we use the low-cost food pyramid to activate in students a taste for healthy eating in a pleasurable way. Because through this practice in the school community, the students understand the importance of eating habits, and mainly the value of food for health and well-being, and make them aware of healthy eating. It is important to assert that this methodology, besides working with orality, interaction and socialization of the students, helps in the observation, organization and transcription of the received information for daily practice in an autonomous way. This is the great challenge to be worked on, because work must be initiated within the social and family environment that they live and experience. In this research it was obtained satisfactory results that refer to the practice of the food pyramid construction as support to effectively develop the process of food education. This study had as its main purpose to reflect the contribution of the school in the education of healthy eating habits. Therefore, it is fundamental the valuation of the educational practice in the classroom socializing the content the reality lived in day by day. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/875 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O USO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR DE BAIXO CUSTO- como proposta de ensino à.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.