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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/876
Title: | Educação ambiental e a prática educativa: estudo em duas escolas públicas no município de Tomé-Açu-Pa. |
Advisor: | MIRANDA, Claudia Carvalho |
Authors: | MACHADO, Cleuda Ruth da Silva CAHENA, Luiza Helena de Oliveira |
Keywords: | Educação Ambiental Ensino-aprendizagem - Métodos Professores - Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Campus Tomé-Açu (PA) |
Citation: | MACHADO, Cleuda Ruth da Silva; CAHENA, Luiza Helena de Oliveira. Educação ambiental e a prática educativa: estudo em duas escolas públicas no município de Tomé-Açu-Pa. Orientador: Claudia Carvalho Miranda. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé Açu, PA, 2016. |
Resumo: | A intenção de introduzir Educação Ambiental no âmbito escolar está explicito nos PCN’s que buscam a implementação do tema nas escolas de forma interdisciplinar com uma abordagem transversal. Apesar do ambiente escolar se apresentar como um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) existe fatores que dificultam a sua inserção na prática pedagógica. Assim, a presente pesquisa em questão apresentou de objetivo a analisar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do nível fundamental no que se refere à educação ambiental, bem como a percepção dos alunos sobre as metodologias utilizadas no processo ensino aprendizagem do referido tema em duas escolas municipais de Tomé-Açu –PA. Na coleta de dados de fonte secundaria foi utilizada pesquisa bibliográfica. Na coleta de dados de fonte primária foram empregadas entrevistas, questionários e observação direta com registro fotográfico. Os resultados demonstram que não existe um trabalho metódico sobre o tema em questão. O assunto é trabalhado apenas de forma assistemática e esporádica. Observa-se ainda que os professores apresentam certo desconhecimento em relação as diretrizes propostas pelos PCN’s sobre o tema Educação Ambiental o que não possibilita um trabalho transversal na escola. |
Abstract: | The intention to introduce Environmental Education in the school environment is explicit in the NCPs that the theme in schools in an interdisciplinary way with a transverse. Although the school environment presents itself as a privileged space for development of Environmental Education (EA), there are factors that make it difficult to pedagogical practice. Thus, the present research presented an objective to analyze the pedagogical conceptions and practices of teachers at the fundamental level with regard to environmental education, as well as students' perceptions about the methodologies used in the teaching teaching process of said topic in two municipal schools of Tomé-Açu -PA. In the data collection of secondary source was used bibliographic research. In collecting interviews, questionnaires and direct observation with photographic register. The results demonstrate that there is no methodical work on the concerned. The subject is worked only in an unsystematic and sporadic way. It is also observed that the teachers present a certain lack of knowledge regarding the guidelines proposed by the NCPs on the theme of Environmental Education, which does not work in school. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/876 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA EDUCATIVA ESTUDO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU-PA.pdf | 640,88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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