Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/877
Title: O uso dos jogos dados químicos e montando a tabela no ensino de química no 9º ano da escola Prof. Francisco Nunes
Advisor: SILVA, Antonio dos Santos
Authors: SILVA, Edina Xavier da
OLIVEIRA, Maria de Nazaré Cordeiro de
Keywords: Jogos educativos e Aprendizagem
Ensino de Química
Jogos educativos - Ferramentas didáticas
Ludicidade - Prática pedagógica
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA)
Citation: SILVA, Edina Xavier da; OLIVEIRA, Maria de Nazaré Cordeiro de. O uso dos jogos dados químicos e montando a tabela no ensino de química no 9º ano da escola Prof. Francisco Nunes. Orientador: Antonio dos Santos Silva. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016.
Resumo: A Educação é responsável pelo desenvolvimento intelectual, social e cultural do individuo. Mas é importante que os educadores promovam situações que levem os estudantes a ter interesse pelos estudos. Por este motivo o presente trabalho buscou levar aos jovens e adultos das quartas etapas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Nunes, o desenvolvimento e aplicação de dois jogos didáticos: Dados Químicos e Montando a Tabela Periódica, para que estes jogos pudessem contribuir e ajudar os alunos em suas dificuldades nas aulas de química, e assim diminuir o índice de desistência. Para a realização deste trabalho fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica, onde foram estudados autores que possuam uma certa afinidade com o tema proposto tanto no campo teórico como no pratico. Utilizamos como método avaliativo dois testes com dez questões, aplicados aos alunos das 4ª etapas 01 e 02, os recursos pedagógicos foi o lúdico, onde utilizamos os dois jogos, para a contribuição na execução de atividades relacionadas a tabela periódica. Os resultados desse trabalho mostram que os alunos conseguem resolver com motivação e interesse, as atividades propostas, quando o educador se dispõem de atividades lúdicas, os alunos são capazes de compreender os temas abordados, e se envolvem na aula de uma tal maneira, que a aprendizagem se torna algo novo e eficaz, e o brincar modifica a relação entre educando e educador, os levando assim para um novo rumo na educação, principalmente na dos jovens e adultos.
Abstract: Education is responsible for the intellectual, social and cultural of the individual. But it is important that educators promote situations that lead students to have interest in studies. For this reason the present study sought to bring young people and adults of the 4th stage of the “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Nunes”, development and application of two educational games: “Dados Químicos” and “Montando a Tabela Periódica”, that these games can contribute and help students in their difficulties in chemistry classes, and thus decrease the dropout rate. For this work it was necessary a literature search, which were studied authors who have a certain affinity with the theme proposed both in theory and in practice. We used as evaluative method two tests with ten questions, applied to students of 4th steps 01 and 02, the teaching resources was the playful, which use the two games, the contribution to the implementation of activities related to the periodic table. The findings show that students can solve with motivation and interest, the proposed activities when the educator have recreational activities, students are able to understand the topics and engage in class in such a way that learning becomes something new and effective, and the play changes the relationship between student and teacher, leading them to a new direction in education, especially in young people and adults.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/877
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.