Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/878
Title: Formação dos professores para o uso do software e-proinfo no 5º ano da escola vereador Cândido Lopes de Oliveira, no município de São Domingos do Capim - Pa
Advisor: BRAGA, Kelly Cristina Silva
Authors: PAIXÃO, Fátima de Jesus Moreira da
EGOSHI, Selma Cristina da Costa
Keywords: Programa Nacional de Tecnologia Educacional (E-proinfo) - Software
Informática educativa
Formação de professores
Laboratório de Informática - Escolas
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA /Campus Belém (PA)
Citation: Paixão, Fátima de Jesus Moreira da; EGOSHI, Selma Cristina da Costa. Formação dos professores para o uso do software e-proinfo no 5º ano da escola vereador Cândido Lopes de Oliveira, no município de São Domingos do Capim - Pa. Orientador: Kelly Cristina Silva Braga. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar como ocorre a formação dos professores para o uso do software Programa Nacional de Tecnologia Educacional (E-proinfo) nos laboratórios de informática. A pesquisa se desenvolveu com alunos e professores do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Cândido Lopes de Oliveira, por intermédio da aplicação de questionários para docentes e alunos, assim como análise dos dados coletados, os quais evidenciaram a sub-utilização do espaço do laboratório de informática e a formação deficiente dos docente para o uso dos softwares E-Proinfo. Com os dados coletados comprovou-se que professores e alunos desconhecem os benefícios da informática como ferramenta eficaz de apoio para o processo de aquisição do conhecimento, sendo o espaço do laboratório utilizado de forma desordenada, sem um prévio planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os Sotwares E- Proinfo como ferramentas educativas em consonância com os conteúdos das disciplinas específicas. Com a pesquisa, conclui-se que a falta conhecimento dos softwares educativos E-Proinfo, a insegurança quanto ao uso dos computadores e a falta de direcionamento das atividade e de correlação entre o uso do laboratório e o projeto pedagógico da escola, transforma as aulas do laboratório de informática em simples momentos de lazer sem objetivo concreto de aprendizagem nas disciplinas e na própria construção de conhecimento dos discentes.
Abstract: The purpose of this work is to investigate how the teacher training for the use of E-proinfo software in computer labs occurs. The research was carried out with students and professors of the 5th year of the EMEF Vereador Cândido Lopes de Oliveira, through the application of questionnaires for teachers and students, as well as analysis of the collected data, which evidenced the underutilization of the computer lab space and poor teacher training for the use of E-Proinfo softwares. With the collected data, it was verified that teachers and students are not aware of the benefits of informatics as an effective tool to support the knowledge acquisition process, the laboratory space being used in a disorderly way, without prior planning of the activities to be developed with the Sotwares E-Proinfo as educational tools in line with the contents of specific subjects. The research shows that the lack of knowledge about E-Proinfo educational software, the insecurity about the use of computers and the lack of direction of the activities and the correlation between the use of the laboratory and the pedagogical project of the school, transform the classes of the computer lab in simple moments of leisure without concrete objective of learning in the disciplines and in the own construction of knowledge of the students.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/878
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DO SOFTWARE E-PROINFO.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.