Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/880
Title: A importância do Software educativo Hagáquê, no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Padre Sátiro em São Miguel do Guamá – Pa.
Advisor: SOUZA, Allan Crasso Naia de
Authors: BRITO, Mara Denise da Silva
ALVES, Thyago Denis Campos
Keywords: Software educativo Hagáquê
Tecnologia educacional
Software Hagáquê
Histórias em quadrinhos - Educação infantil
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Paragominas
Citation: BRITO, Mara Denise da Silva; ALVES, Thyago Denis Campos. A importância do Software educativo Hagáquê, no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Padre Sátiro em São Miguel do Guamá – Pa. Orientador: Allan Crasso Naia de Souza. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Paragominas, 2017.
Resumo: Atualmente não é possível imaginar a dinâmica social e a organização humana sem a presença das inovações tecnológicas. Considerando que as crianças têm grande interesse por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso e dos computadores na educação, o software educacional Hagáquê é tomado como base para a pesquisa que pretendemos elaborar. No primeiro capitulo deste trabalho, abordaremos a importância deste tema bem como sua importância e objetivos a serem alcançados através de nossa metodologia. No segundo capitulo discorreremos acerca do software educativo Hagáquê além de uma visão geral acerca da educação através dos variados meios tecnológicos. Por fim, no terceiro capitulo abordaremos os resultados encontrados através de nossa pesquisa e consequentemente a relevância que este software possui no ensino aprendizagem da leitura e escrita do público abordado. Deste modo o trabalho é fruto de pesquisa realizada para conclusão do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e tem como objetivo destacar a importância do uso do software Hagáquê para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos de uma turma de 3º ano do ensino fundamental da escola Padre Sátiro em São Miguel do Guamá – Pá. Trata-se de uma pesquisa descritiva, apoiada no presente estudo em revisão da literatura e, na sequência, em observação e aplicação de atividades práticas bem como a contribuição do software Hagáquê na produção de histórias em quadrinhos em sala de aula. Conclui-se que o software Hagáquê tende a constituir um excelente recurso de incentivo à escrita e leitura, incluindo vantagens como a facilidade de edição das histórias, uso de diversas imagens, cores e sons, atraindo a atenção e interação dos alunos.
Abstract: Today it is not possible to imagine the social dynamics and human organization without the presence of technological innovations. Considering that children have a great interest in comic books, their reading being a very common hobby and knowing the potential of their use and computers in education, Hagáquê educational software is taken as the basis for the research that we intend to elaborate. In the first chapter of this work, we will discuss the importance of this topic as well as its importance and objectives to be achieved through our methodology. In the second chapter we will talk about the educational software Hagáquê besides an overview about education through the various technological means. Lastly In the third chapter we will discuss the results found through our research and consequently the relevance that this software has in the teaching learning of the reading and writing of the public addressed. In this way the work is the result of research done to complete the course of Degree in Computing of the Federal Rural University of Amazonia - UFRA and aims to highlight the importance of the use of software Hagáquê for the development of reading and writing of students in a class of 3rd year of elementary school at the Padre Sátiro school in São Miguel do Guamá - Pá. This is a descriptive research supported by the present study in reviewing the literature and, subsequently, observing and applying practical activities as well as the contribution of Hagáquê software in the production of comics in the classroom. It is concluded that Hagáquê software tends to be an excellent incentive for writing and reading, including advantages such as ease of story editing, use of several images, colors and sounds, attracting students' attention and interaction.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/880
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A importância do Software educativo Hagáquê.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.