Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/882
Title: O lúdico como estratégia pedagógica nas aulas de química do ensino fundamental
Advisor: SILVA, Antonio dos Santos
Authors: SILVA, Ana Lucia Nunes Castro da
OLIVEIRA, Maria de Nazaré Dutra
Keywords: Jogos Didaticos - Quimica
Ensino de Química
Jogos educativos - Ferramentas didáticas
Ludicidade - Prática pedagógica
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA)
Citation: SILVA, Ana Lúcia Nunes Castro da; OLIVEIRA, Maria de Nazaré Dutra. O lúdico como estratégia pedagógica nas aulas de química do ensino fundamental. Orientador: Antonio dos Santos Silva. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2016.
Resumo: Reconhecendo o fato de que as aulas de químicas apresentam muitas dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de ligações químicas na aula de ciências, deixando os alunos desmotivados e sem desenvolver o aprendizado, e os professores ficam longe de alcançar seus objetivos, buscou-se, neste trabalho, desenvolver técnicas mais dinâmicas e atrativas para o ensino de química. A técnica empregada foi a do jogo educativo que vem auxiliar como recurso didático facilitador e enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem ao professor e ao aluno na construção do conhecimento. A proposta elaborada teve como objetivo, elaborar, confecciona, aplicar e avaliar dois jogos: Bingo Químico e Disputa das Ligações Químicas, buscando promover a compreensão na aprendizagem despertando a motivação pelos conteúdos e organização de ligações químicas. Além de construídos e testados, a aplicação dos jogos foi avaliada através de aplicação de testes e comparação de resultados obtidos na turma de aplicação (turma experimental) com os resultados obtidos em uma truma controle (sem aplicação do jogo). Os resultados mostraram que os alunos gostaram muito, porque veio contribuiu no processo ensino aprendizagem deles, e também se verificou uma melhoria no desempenhos discente.
Abstract: Recognizing the fact that the chemical have many students' difficulties in understanding the chemical bonds content in science class, leaving the unmotivated students and without developing learning, and teachers are far from reaching their goals, we sought, this work, develop more dynamic and attractive techniques for chemistry teaching. The technique employed was the educational game that comes assist as a teaching resource facilitator and enriching the teaching-learning process to the teacher and the student in the construction of knowledge. The elaborate proposal aimed, develop, manufactures, implement and evaluate two games: “Bingo Químico” and “Disputa das Ligações Químicas”, seeking to promote understanding in learning awakening the motivation for the content and organization of chemical bonds. In addition to build and tested, the application of games was evaluated through application testing and comparison of results from the use of class (experimental group) with the results obtained in a control group (without application of the game). The results showed that the students loved, because it came in the learning process helped them, and there was also an improvement in student performance.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/882
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE QUÍMICA DO .pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.