Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/883
Title: | Estudo de solos e horta escolar como temática no ensino de ciências do 6º ano do ensino fundamental |
Advisor: | SILVA, Antonio dos Santos |
Authors: | AMARAL, Irineu Barbosa do DAMASCENO, Valdirene de Sousa |
Keywords: | Solo - Estudos Agricultura familiar Manejo do solo Solo - Analise Física, Físico-Química e Química |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Santo Antônio do Tauá (PA) |
Citation: | AMARAL, Irineu Barbosa; DAMASCENO, Valdirene de Sousa. Estudo de solos e horta escolar como temática no ensino de ciências do 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Antonio dos Santos Silva. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antonio do Tauá, PA, 2015. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo de estudo, a importância do solo para a agricultura familiar, no decorrer dos estudos, nos deparamos com as diferentes realidades das demais regiões de nosso país, diferentes tipos de solos, como também são de fundamental importância para a subsistência da vida humana. Neste trabalho mostramos como os solos se apresentam e a evidencia da potencialidade dos mesmos, analisando dentro de um contexto complexo a qualidade resultante dos solos viabilizados através de experimentos. Assim, esse trabalho enfoca para uma melhor compreensão e conhecimento dos fatores essenciais, que possibilitam no favorecimento do manejo adequado dos solos. Partindo da construção analítica, em relação aos solos, nem sempre se obtém resultados satisfatórios, devido à qualidade do solo para o cultivo de tais produtos e que muita das vezes o próprio ser humano é o responsável pelo mau uso dos mesmos. Precisamos entender que essa construção passa simultaneamente pela dimensão do ser que interfere diretamente no meio ambiente em que vive, podendo assim fazer alterações, e as conseqüências dessas alterações serão desastrosas para o futuro. No decorrer das aulas identificamos as características e a definição dos solos, o processo de analises, a formação, os fatores, a composição, os tipos, bem como a avaliação, a qualidade que cada solo apresenta. Assim, essa pesquisa enfoca a importância nutricional que cada solo compõe no que se refere ao cultivo dos produtos agrícolas. Portanto, podemos afirmar que dentro do ambiente escolar utilizando metodologias adequadas vivenciadas pelos indivíduos inseridos neste contexto, é de grande valia para o sucesso de varias situações de nosso dia-a-dia. |
Abstract: | This course conclusion work aimed to study the importance of soil for family farming in the course of the studies, we face different realities in other regions of our country, different soil types, they are also of fundamental importance for sustenance of human life. In this paper we show how soils are presented and the evidence of the potential thereof, analyzing in a complex context the resulting quality of the soil made possible through experiments. Thus, this work aims to better understanding and knowledge of the essential factors that enable the encouragement of appropriate soil management. Starting from the analytical construction in relation to soil, not always obtained satisfactory results due to the quality of the soil for the cultivation of such products and a lot of the time the human being is responsible for misuse of the same. We need to understand that this construction goes simultaneously by the dimension of the interfering directly in the environment you live in, thus being able to make changes, and the consequences of these changes will be disastrous for the future. During the classes we identify the characteristics and the definition of the soil, the process of analysis, training, factors, composition, types, as well as evaluating the quality that every solo shows. Thus, this research focuses on the nutritional importance of each soil composed with regard to the cultivation of agricultural products. Therefore, we can say that within the school environment using appropriate methodologies experienced by individuals inserted in this context, it is of great value to the success of several situations of our day-to-day. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/883 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTUDO DE SOLOS E HORTA ESCOLAR COMO TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.