Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/884
Title: | A malversação do espaço informatizado na escola municipal de ensino fundamental Dr. Álvaro adolfo no município de viseu-pa: “um estudo de caso”. |
Advisor: | COSTA, Merilene do Socorro Silva |
Authors: | OLIVEIRA, Esron Hélio da Conceição |
Keywords: | Laboratório de Informática - Escolas Educação primária Educação tecnologica |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Campus Capanema (PA) |
Citation: | OLIVEIRA, Esron Hélio da Conceição. A malversação do espaço informatizado na escola municipal de ensino fundamental Dr. Álvaro Adolfo no município de Viseu-Pa: “um estudo de caso”. Orientador: Merilene do Socorro Silva Costa. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capanema, PA, 2017. |
Resumo: | A partir de uma perspectiva investigativa, buscamos propor, neste trabalho, uma visão crítica, a respeito das abordagens e práticas da utilização do laboratório e/ou espaço informatizado, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Álvaro Adolfo no município de Viseu-PA. Classificamos três momentos da pesquisa fundamental, para este trabalho: a análise, a investigação e a utilização, dos atores, desta Unidade educacional. Levamos em consideração os diferentes meios desta pesquisa, com objetivo de avaliar as metodologias utilizadas pelos professores, alunos e profissionais de apoio pedagógico, para abordarem os meios de fortalecimento pedagógico do espaço tecnológico da escola, em função do Ensino e aprendizagem dos envolvidos distintos. Esse trabalho é embasado em um estudo de caso que contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos, é uma ferramenta utilizada para entendermos a forma e os motivos que levaram a determinada decisão. Conforme, Yin (2001), o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados, a qual distingue diferentes tipos de conceitos quando embasados em um mesmo objeto de estudo, que enfatiza a prática de ambas as ciências que tem por objeto de estudo, o resultado de tais abordagens. Assim concluímos, que esse trabalho de estudo de caso teve um papel importante na avaliação das divergências e limitações presentes entre os espaços analisados. |
Abstract: | From a research perspective, we seek to propose, in this work, a critical view, regarding the approaches and practices of the use of the laboratory and / or computerized space, of the Municipal School of Elementary Education Dr. Álvaro Adolfo. We classify three moments of the fundamental research, for this work: the analysis, the investigation and the use, of the actors, of this Educational Unit. We take into account the different ways of this research, in order to evaluate the methodologies used by teachers, students and pedagogical support staff, to address the pedagogical strengthening of the technological space of the school, depending on the teaching and learning of the different stakeholders. This research is based on a case study that contributes to a better understanding of individual phenomena, organizational and political processes, is a tool used to understand the form and the reasons that led to a decision. According to Yin (2001) the case study is a research strategy that comprises a method that covers everything in specific approaches of data collection and analysis, which distinguishes different types of concepts when based on the same object of study, which emphasizes the Practice of both sciences that aims to study, the result of such approaches. Thus, we conclude this work by evaluating the divergences and limitations present between the analyzed spaces. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/884 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MALVERSAÇÃO DO ESPAÇO INFORMATIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. ÁLVARO ADOLFO NO MUNICÍPIO DE VISEU-PA.UM ESTUDO DE CASO.pdf | 778,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.