Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/885
Title: A informática no contexto educacional da escola Oliveira Brito: o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem das turmas do 6º ano, no município de Capanema-Pa.
Advisor: COSTA, Merilene do Socorro Silva
Authors: BARBOSA, Fábio da Silva
GALVÃO, Rita de Cácia Mourão
Keywords: Educação tecnológica
Ensino-aprendizagem - Métodos
Ensino fundamental - Uso de tecnologias
Laboratório de Informática - Escolas
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Capanema (PA)
Citation: BARBOSA, Fábio da Silva; GALVÃO, Rita de Cácia Mourão. A informática no contexto educacional da escola Oliveira Brito: o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem das turmas do 6º ano, no município de Capanema-Pa. Orientador: Merilene do Socorro Silva Costa. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Capanema, PA, 2017.
Resumo: O presente estudo analisa de que maneira a informática está sendo utilizada no contexto educacional com os alunos do 6º ano/09 do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino fundamental e médio Oliveira Brito. O objetivo consiste em investigar como a informática pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a conhecer como a informática está sendo utilizada pelos professores. O referido insere-se no âmbito da pesquisa científica bibliográfica e quantitativa compondo-se de três capítulos: Capítulo I “A Informática no Contexto Educacional” que aborda o histórico do ensino fundamental no Brasil e a inserção da informática no contexto educacional. No Capítulo II “A importância da sala de Informática no Contexto Educacional: um Estudo de caso em uma escola Pública no Município de Capanema-PA” é apresentado a metodologia empregada ao longo da pesquisa de campo, bem como os sujeitos pesquisados. No Capítulo III “Análise da Pesquisa de Campo” são apresentados os dados da pesquisa mediante a análise das entrevistas semiestruturadas com alguns atores envolvidos no processo educativo. Nas considerações finais, ressaltam-se as contribuições do estudo feitos acerca da informática, destacando sua contribuição para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.
Abstract: The present study analyzes how informatics is being used in the educational context with the students of the 6th grade year of Elementary School in the State School of Elementary Education and mpedio Oliveira Brito. The objective is to investigate how computing can contribute to the teaching and learning process, so as to know how computers are used by teachers. This is part of the bibliographical and quantitative scientific research, which consists of three chapters: Chapter I "Informatics in the Educational Context", which addresses the history of elementary education in Brazil and the insertion of information technology into the educational context. In Chapter II "The importance of the computer room in the educational context: a study in a public school in the municipality of Capanema-Pa" is presented the methodology used throughout the field research, as well as the subjects surveyed. In Chapter III "Analysis of Field Research" the research data are presented by analyzing the semi-structured interviews with some actors involved in the educational process. In the final considerations, the contributions of the study made on informatics are highlighted, highlighting their contribution to the development of a quality education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/885
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA OLIVEIRA.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.