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Title: Letramento e ludicidade: possibilidades práticas na contribuição no desenvolvimento da leitura e escrita.
Advisor: FRANÇA JUNIOR, Roberto de Mendonça
Authors: MOTA, Dorian Cleide dos Santos
PARNAIBA, Raimunda Helena Ferreira
Keywords: Letramento - Crianças
Ludicidade - Ensino infantil
Leitura - Prática Pedagógica
Práticas lúdicas e aprendizagem
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: MOTA, Dorian Cleide dos Santos; PARNAIBA, Raimunda Helena Ferreira. Letramento e ludicidade: possibilidades práticas na contribuição no desenvolvimento da leitura e escrita. Orientador: Roberto de Mendonça França Junior. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: A necessidade dos educadores em estarem atentos a questões relacionadas ao desenvolvimento das habilidades básicas pode ser entendida de uma maneira mais sistemática na pré-escola, base da educação escolar e que apresenta como função, apresentar à criança os pré-requisitos necessários para uma alfabetização de qualidade. Diante deste contexto questiona-se: A prática da ludicidade nas séries do Ensino Fundamental de 9 anos pode contribuir para promover um melhor aprendizado na proposta da sequência didática? Justifica-se esta proposta pela necessidade de se entender as dificuldades apresentadas pelos educandos do 2º ano do Ensino Fundamental. Objetivou-se aplicar a ludicidade como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem e incentivo ao conhecimento de ensinar e aprender, além de identificar na sequencia didática a aprendizagem do aluno com a interação da ludicidade e por fim, reconhecer na sequencia didática a aprendizagem do aluno com intervenção da ludicidade. Fundamenta-se este trabalho em autores que abordam a questão da ludicidade como Pozo (2002), Moraes (2012), Vygotsky (1998) entre outros. Para fins metodológicos, optou-se pela pesquisa aplicada, pelo fato dessa visar aplicações práticas, inovadoras que tem como objetivo de solucionar problemas do desenvolvimento da aprendizagem do educando, pode-se dizer que a proposta da pesquisa classifica em explicativa, pois registra, analisa, interpreta os fatos e identifica as suas causas, por fim considera-se que o trabalho pedagógico nas escolas, por meio de jogos foi bem desenvolvido, pois o projeto foi planejado e elaborado de acordo com a realidade do aluno, e isso foi de grande valia, pois todos participaram e trabalharam em um só objetivo, valorizar a educação.
Abstract: The need of educators to be attentive to issues related to the development of basic skills can be understood in a more systematic way in the preschool, the basis of school education, and whose function is to present to the child the necessary prerequisites for quality. I In view of this context, the question is: Can the practice of playfulness in the 9-year Primary School series contribute to promoting better learning in the didactic sequence proposal? This proposal is justified by the need to understand the difficulties presented by the students of the 2nd year of elementary school. The objective was to apply playfulness as a tool to facilitate learning and encourage the knowledge of teaching and learning, as well as to identify in the didactic sequence the student's learning with the interaction of playfulness and finally, to recognize in the didactic sequence the student's learning with intervention Of playfulness. This work is based on authors who approach the question of playiness such as Pozo (2002), Moraes (2012), Vygotsky (1998) and others. For methodological purposes, we opted for applied research, due to the fact that it aims at practical, innovative applications whose objective is to solve problems of the development of learner's learning, it can be said that the research proposal classifies in explanatory, Analyze, interpret the facts and identify their causes, finally it is considered that the pedagogical work in schools, through games was well developed, because the project was planned and elaborated according to the reality of the student, and this was Great value, because all participated and worked in a single objective, value education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/886
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