Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/894
Title: | Educação ambiental: uma ferramenta no ensino de ciências do 6º ano. |
Advisor: | BARBOSA, Ivan Carlos da Costa |
Authors: | ARAÚJO, Marielma Moraes de VALE, Roniete Maria Barbosa do |
Keywords: | Educação ambiental - Ensino Ensino Aprendizagem - métodos Ensino fundamental - Ensino - Método Reflorestamento - Mata Ciliar-Rio Mojuím-Guajará - Ensino |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém (PA) |
Citation: | ARAÚJO, Marielma Moraes de; VALE, Roniete Maria Barbosa do. Educação ambiental: uma ferramenta no ensino de ciências do 6º ano. Orientador: Ivan Carlos da Costa Barbosa. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2016. |
Resumo: | O processo de ensino - aprendizagem na escola precisa ser revisado, pois passa por problemas, principalmente ser aceito com respeito pelos discentes e também nas práticas escolares através de temas transversais. O presente estudo de pesquisa teve como objetivo avaliar o aprendizado em educação ambiental dos alunos do 6º ano através do uso da prática de reflorestamento da mata ciliar do Rio Mojuím-Guajará (São Caetano de Odivelas). A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas do município. Uma turma do 6º ano (aqui denominada de turma experimental ou turma A) composta por 26 alunos e outra denominada de turma controle ou turma B composta por 27 alunos regularmente matriculados. A pesquisa foi realizada em quatro etapas nas duas turmas citadas do 6º ano. Cada etapa foi realizada em momento diferente para cada turma. Na primeira etapa foi aplicado um questionário socioeconômico e ministrada uma aula teórica. Na segunda etapa, em cada turma foi aplicado um teste avaliativo. Na terceira etapa, a turma experimental foi trabalhada com metodologia ativa que envolveu uma visita técnica a um trecho do rio Mojuim-Guajará. Enquanto que, na turma controle foi desenvolvida uma aula tradicional composta por resolução de lista de exercícios. Na quarta etapa o teste aplicado na segunda etapa foi reformulado e novamente aplicado às duas turmas. É possível concluir com base no questionário socioeconômico aplicado que os alunos da turma experimental e controle apresentam condições sociais e econômicas semelhantes. Em termos de avaliação da aprendizagem, a atividade envolvendo a metodologia ativa (visita técnica e atividade de reflorestamento no local) não desenvolveu de forma satisfatória o processo de ensino – aprendizagem. O ensino tradicional também pode ser significativo, quando a aula é planejada passo a passo e mediada com entusiasmo, e a aprendizagem pode ter bons resultados. Espera-se também ter contribuído para buscar valores de educação ambiental, buscando uma avaliação e observação, fazendo com que a ferramenta utilizada, não somente seja relevante para a sensibilização e conscientização quanto à conservação da fauna e da flora que há naquele ambiente. |
Abstract: | The theaching – learnig process in schools needs to be revised because it involves some difficulties, mainly to be accepted with respect by the students and also in school practices through of cross-cutting themes. This research aimed to evaluate learning in environmental education of the students of 6th grade through the use of reforestation practice of the riparian forest of Mojuím Guajará River (São Caetano de Odivelas city). The research was conducted with the 6th grade students of two elementary local schools. A 6th grade class (here called the experimental group or class A) consisting of 26 students and another called control class or class B composed of 27 enrolled students. The survey was conducted in four stages in both 6th classes already mentioned. Each step was performed in different time for each class. The first step was applied a socioeconomic questionnaire and was taught a theoretical class. In the second stage, in each class was applied an evaluation test. In the third stage, the experimental group was crafted with participatory methodology that involved a technical visit to a stretch of Mojuim-Guajará River. While that in the control class wad developed a traditional class that consists of solving an exercise list. In the fourth stage the test applied in the second stage was redesigned and re-applied to the two groups. It can be concluded based on the socioeconomic questionnaire applied to the students of the experimental and control classes that they have similar social and economic conditions. In terms of assessment of learning, activity involving the participatory methodology (technical visit and reforestation activity on site) did not develop satisfactorily the teaching - learning process. Traditional teaching can also be significant when the class is planned step by step and mediated with enthusiasm, learning can have good results. It is also expected to have contributed to pursue environmental education values, seeking an evaluation and observation, making that the applied tool, is not only relevant to the sensitization and awareness of the conservation of fauna and flora that there are in that environment. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/894 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇao AMBIENTAL-uma ferramenta no ensino de ciências do 6 ano.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.