Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/910
Title: A aplicação da XHTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) como recurso pedagógico para os professores da 7a série da escola Dom Calábria no município de Marituba-Pa.
Advisor: FONTES, Daiana Ribeiro
Authors: SANTOS, Gerson Araujo dos
REPOLHO, Sidney Moura
Keywords: Linguagem de marcação hipertexto (XHTML) - Ensino
Professores - Práticas pedagógicas
Instrumento pedagógico - XHTML
Ensino Aprendizagem - métodos
Issue Date: 2016
Publisher: UFRA/Pólo Benevides (PA)
Citation: SANTOS, Gerson Araujo dos; REPOLHO, Sidney Moura. A aplicação da XHTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) como recurso pedagógico para os professores da 7a série da escola Dom Calábria no município de Marituba-Pa. Orientador: Daiana Ribeiro Fontes. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Benevides, PA, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como finalidade utilizar o computador, especificamente a linguagem de marcação XHTML, como instrumento pedagógico do professor na construção do conhecimento para quebra de paradigmas das aulas unicamente expositivas que a tempo estão sendo ultrapassadas, bem como sua capacidade de motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas utilizando as hipermídias como ferramenta facilitadora da aprendizagem, uma vez que essa linguagem de marcação oferece aulas interativas, contextualizadas e interdisciplinares, inclusive tornando o aluno partícipe do processo de ensino aprendizagem; sendo que para realização deste trabalho utilizou-se uma abordagem junto a um grupo de professores da escola Dom Calábria no município de Marituba-PA, onde os resultados alcançados apontam um conjunto de elementos significativos para o uso das hipermídias na prática pedagógica. Tendo em vista que o professor deva estar apto a abordar dinâmicas diversificadas e tecnológicas no processo educacional, tornando o aluno crítico com os conteúdos pesquisados na Web observando as mais adequadas e confiáveis para elaboração de suas aulas.
Abstract: The purpose of this study is to use the computer, specifically the XHTML markup language, as the teacher's pedagogical tool in the construction of knowledge to break paradigms of the only expositive classes that have been overcome in time, as well as its ability to motivate students in Elaboration of works and researches using hypermedia as a facilitating tool of learning, since this markup language offers interactive, contextualized and interdisciplinary classes, including making the student a participant in the teaching learning process; Being that for the accomplishment of this work an approach was taken together with a group of teachers of the Dom Calabria school in the municipality of Marituba-PA, where the results achieved point to a set of significant elements for the use of hypermedia in pedagogical practice. Considering that the teacher should be able to approach diversified and technological dynamics in the educational process, making the student critical of the contents researched on the Web, observing the most appropriate and reliable for the elaboration of their classes.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/910
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons