Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/913
Title: Alfabetização digital: detectando as dificuldades dos alunos da 1ª etapa da EJA na E.M.E.F. Sagrado Coração de Jesus em São Domingos do Capim – Pa.
Advisor: DIAS, Jorge da Silva
Authors: BAARS, Dielem Célia Ferreira
SOARES, Wagner Herts Ferreira
Keywords: Alfabetização digital - Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação tecnologica
Inclusão digital - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo São Miguel do Guamá (PA)
Citation: BAARS, Dielem Célia Ferreira; SOARES, Wagner Herts Ferreira. Alfabetização digital: detectando as dificuldades dos alunos da 1ª etapa da EJA na E.M.E.F. Sagrado Coração de Jesus em São Domingos do Capim – Pa. Orientador: Jorge da Silva Dias. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo São Miguel do Guamá, PA, 2017.
Resumo: A pesquisa desenvolvida teve por objetivo analisar as dificuldades encontradas no processo de alfabetização e inserção ao mundo digital dos alunos da turma da 1ª etapa da EJA da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus na comunidade rural “Catita”, no município de São Domingos do Capim. Busca-se compreender quais são os fatores que contribuem negativamente para a falta de contato e conhecimento das ferramentas educacionais tecnológicas disponíveis na escola, por parte da maioria desses alunos que fazem parte da referida turma, assim como suas perspectivas para a vida no mundo globalizado digitalmente. São 15 alunos no total matriculados na escola na modalidade EJA, divididos em duas etapas: sendo que estaremos utilizando como amostra de nossa pesquisa os 08 alunos da 1ª etapa. A pesquisa é de caráter qualitativo, sendo que os dados foram coletados através de questionários com questões abertas elaboradas pelos próprios pesquisadores. Foi feita também, após a aplicação do questionário intervenção por meio de grupo focal. O objetivo visou ampliar o conhecimento acerca da real situação no processo de alfabetização digital dos alunos na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, e contribuir para mostrar a necessidade de se inserir e utilizar práticas pedagógicas que visem a utilização dos recursos tecnológicos existentes e disponíveis na escola para o favorecimento da alfabetização e consequentemente a inclusão digital dos indivíduos que estão dentro desse processo, mas fundamentalmente mostrar a partir da reflexão acerca dos dados expostos no presente trabalho, que através dos recursos tecnológicos educacionais é possível adquirir muitas informações que podem ser orientadas para serem transformadas em conhecimento e assim elevar o índice e o nível do aprendizado dos alunos matriculados na escola da comunidade.
Abstract: The objective of the research was to analyze the difficulties encountered in the literacy process and the insertion into the digital world of the students of the 1st stage of the EJA of the Municipal School Sacred Heart of Jesus in the rural community "Catita", in the municipality of São Domingos do Capim. It seeks to understand what are the factors that contribute negatively to the lack of contact and knowledge of the technological educational tools available in the school, by the majority of those students who are part of the referred group, as well as their perspectives for life in the digitally globalized world . There are 15 students in total enrolled in the EJA school, divided into two stages: we will be using as sample of our research the 08 students of the 1st stage. The research is of a qualitative nature, and the data were collected through questionnaires with open questions elaborated by the researchers themselves. It was also done after the application of the intervention questionnaire through a focus group. The objective was to increase the knowledge about the real situation in the process of digital literacy of the students in the Municipal School Sacred Heart of Jesus, and to contribute to show the need to insert and use pedagogical practices that aim to use the existing technological resources available in the school For the promotion of literacy and consequently the digital inclusion of the individuals that are within this process, but fundamentally show from the reflection about the data exposed in the present work, that through the educational technological resources it is possible to acquire a lot of information that can be oriented to be Transformed into knowledge and thus raising the level and level of learning of students enrolled in the community school.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/913
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons