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Title: O uso da ludicidade na educação infantil na escola municipal de ensino infantil e fundamental Professora Erecina de Moraes Borges em uma turma do pré II
Advisor: LIMA, Andrey Faro de
Authors: SANTOS, Ana Paula Conceição dos
BORGES, Elizandra dos Santos
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Educação infantil - Aprendizado
Pratica pedagogica - Lúdico
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: SANTOS, Ana Paula Conceição dos; BORGES, Elizandra dos Santos. O uso da ludicidade na educação infantil na escola municipal de ensino infantil e fundamental Professora Erecina de Moraes Borges em uma turma do pré II. Orientador: Andrey Faro de Lima. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: O estudo denominado “Ludicidade na Educação Infantil: A Vivência da escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Erecina de Moraes Borges” no Município de Curuçá/Pa, faz uma revisão da importância e significado da ludicidade enquanto prática a ser vivenciada no contexto da Educação Infantil, destacando o sentido de brinquedos e brincadeiras enquanto prática pedagógica, com ênfase nas principais abordagens teóricas e as possíveis contribuições daí decorrentes. O estudo se desenvolve a partir da seguinte questão norteadora: Como a ludicidade é implementada na Educação Infantil? Partindo deste pressuposto, o estudo pretende revisar conceitualmente a ludicidade e suscitar a discussão reflexiva quanto sua importância enquanto componente pedagógico indispensável às práticas da Educação Infantil. Para tal, é procedida uma revisão teórica relativa ao tema, bem como, uma pesquisa de campo na expectativa de articular o binômio teoria e prática que permeia a relevância do estudo do tema proposto, caracterizado por uma abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo culmina revelando que no cotidiano das práticas educativas da Educação Infantil nem sempre é levado em consideração a ludicidade enquanto Princípio Pedagógico que deve permear as referidas práticas.
Abstract: The study named "Playfulness in early childhood education: the experience of the Municipal School of Child Education and Fundamental Erecina de Moraes Teacher Borges" in the town of Curuçá/Pa, makes a review of the importance and meaning of playfulness while practice to be experienced in the context of early childhood education, highlighting the sense of toys and games while pedagogical practice, with emphasis on the major theoretical approaches and the possible resulting contributions. The study develops from the following guiding question: how playfulness is implemented in early childhood education? Based on this assumption, the study aims to review the playfulness and conceptually fostering reflective discussion about your importance while teaching essential component of early childhood education practices. To that end, carried a theoretical review on the topic, as well as a field research on the binomial joint expectancy theory and practice that permeates the relevance of the study of the proposed theme, characterised by a quantitative and qualitative approach. To that end, carried a theoretical review on the topic, as well as a field research on the binomial joint expectancy theory and practice that permeates the relevance of the study of the proposed theme, characterised by a quantitative and qualitative approach. The study culminates revealing that in the daily educational practices of early childhood education is not always taken into consideration the playfulness while Principle which should permeate these Pedagogical practices.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/915
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