Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/923
Title: Uso educacional da ferramenta editor de texto do Linux e suas contribuições no aprimoramento da norma culta da Língua Portuguesa.
Advisor: LIMA, Rosanny
Authors: BRITO, Alessandra do Socorro Pinheiro
FERREIRA, Cristiane do Socorro Rodrigues
Keywords: Computador - Recurso pedagógico
Ensino-aprendizagem - Métodos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua portuguesa - Norma culta padrão
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Augusto Corrêa(PA)
Citation: BRITO, Alessandra do Socorro Pinheiro; Cristiane do Socorro Rodrigues, FERREIRA. Uso educacional da ferramenta editor de texto do Linux e suas contribuições no aprimoramento da norma culta da Língua Portuguesa. Orientadora: Rosanny Lima. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 2017.
Resumo: O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa de campo realizada no laboratório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosa Athayde, localizada na avenida Manoel Avelino Alves, nº 215 no município de Augusto Corrêa no estado do Pará, na turma 4ª etapa A da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) do terceiro turno, tendo como recurso pedagógico, o computador, que utilizado de forma correta e significativa possibilita ao educando, autonomia no processo de elaboração do conhecimento, pois este se torna um instrumento que pode servir de apoio à aprendizagem, tendo em vista as funcionalidades que o mesmo apresenta. O desenvolvimento das atividades foram realizadas por meio de produções textuais manuscritas e posteriormente digitadas na ferramenta editor de texto writer da suíte de escritório BrOffice.org do Linux Educacional 3.0, como metodologia para reverter o baixo rendimento escolar na disciplina língua portuguesa, mais precisamente, na escrita ortográfica segundo a norma culta padrão.
Abstract: The present work is based on a field research carried out in the laboratory of the Rosa Athayde Municipal School of Elementary Education, located at Avenida Manoel Avelino Alves, nº 215 in the municipality of Augusto Corrêa in the state of Pará, in the fourth stage A of the modality Of education of young people and adults (EJA) of the third shift, having as a pedagogical resource, the computer, which used in a correct and meaningful way, allows the learner autonomy in the process of elaboration of knowledge, since this becomes an instrument that can serve Of learning support, given the features it presents. The development of the activities was done through handwritten textual productions and later typed in the text editor tool of the BrOffice.org office suite of Linux Educational 3.0, as a methodology to revert the low academic performance in the Portuguese language discipline, Spelling according to standard culture standard.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/923
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons