Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/924
Title: Ludicidade: uma prática para o ensino de ciências naturais para alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental Bahá’í Olavo Novaes
Advisor: ARAÚJO, Ivanei Souza
Authors: OLIVEIRA, Cilene da Silva
ASSUNÇÃO, Sueli do Socorro Nunes de
Keywords: Ludicidade - Educação infantil
Ciências Naturais - Ensino
Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Salvaterra (PA)
Citation: OLIVEIRA, Cilene da Silva; ASSUNÇÃO, Sueli do Socorro Nunes de. Ludicidade: uma prática para o ensino de ciências naturais para alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental Bahá’í Olavo Novaes. Orientador: Ivanei Souza Araújo. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Salvaterra, PA, 2015.
Resumo: A presente pesquisa propõe um olhar reflexivo sobre a importância do lúdico na disciplina de ciências naturais do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bahá’í Olavo Novaes, sendo que é nesse contexto que o brincar tem real importância. Abordamos a importância do brincar e suas contribuições no processo de ensino- aprendizagem, pois a brincadeira ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, uma vez que, nesta atividade a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói o seu próprio conhecimento.
Abstract: The current research proposes a reflective look at the importance of ludic in the discipline of sciences of the 6th grade from Bahá'íOlavoNovaes Primary Education School, and it is in this context that the play has real importance. We discuss the importance of ludic and its contributions in the teaching-learning process, because the game helps children in their physical, emotional, intellectual and social development, since, in this activity the child form concepts, related ideas, establish logical relations, moved the oral and body language reinforces social skills, reduces aggression, is part of the society and build their own knowledge.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/924
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.