Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/925
Title: | O programa Tux Paint no processo de letramento dos alunos do 3º ano∕9 em uma escola municipal em Bragança. |
Advisor: | MUNIZ, Luzmarina Melo |
Authors: | PINHEIRO, Liliane Monteiro PINHEIRO, Viviani Monteiro |
Keywords: | Tecnologias da informação e comunicação SoftwareTux Paint Letramento |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Augusto Corrêa (PA) |
Citation: | PINHEIRO, Liliane Monteiro; PINHEIRO, Viviani Monteiro. O programa Tux Paint no processo de letramento dos alunos do 3º ano∕9 em uma escola municipal em Bragança. Orientadora: Luzmarina Melo Muniz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho foi um estudo por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com questionários realizados com os seguintes sujeitos: alunos do 3º ano/9, pais, professores e coordenadores pedagógicos, em uma escola Municipal de Bragança/PA. Objetivou-se investigar de que maneira os software educativos, em especial o programa Tux Paint, pode ser utilizado no ensino do letramento. Constatou-se por meio de observações em sala de aula acentuadas dificuldades para a produção da leitura e escrita. Assim optou-se pela seleção desse software educativo que pudesse auxiliar o ensino e estimular o aluno a desenvolver atividades que possibilitassem práticas de leitura e escrita. O trabalho foi elaborado para criar situações de aprendizagem com o uso do Programa Tux Paint, para ajudar a superar as dificuldades e assim foram propostas sugestões metodológicas para que os alunos possam fazer uso das tecnologias, principalmente o computador, e esse seja utilizado na sala de aula ou na sala de informática como importante recurso a favor do ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This work was a study by biographical research and field interviews with the following subjects: students of the 3rd year/9, parents, teachers and coordinators, in a municipal school in Bragança/PA. This study aimed to investigate how the educational software, especially the Tux Paint program, can be used in literacy education. It was found through observations in the classroom, marked difficulties in reading and writing production. So we opted for the selection of this educational software that could help to teach and encourage students to develop activities to promote reading and writing practices. The work was designed to create learning situations using the Tux Paint program, to help overcome the difficulties and so were methodological suggestions proposed so that students can make use of technology, especially the computer, and this be used in the classroom or the informatics room as an important resource in favor of teaching and learning. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/925 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O programa Tux Paint no processo de letramento dos alunos do 3º ano∕9 em uma escola municipal em Bragança..pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License