Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/927
Title: A construção de objetos pedagógicos desenvolvida por alunos do 6º ano na E.E.E.F.M. Retiro Grande
Advisor: HAMOY, Igor Guerreiro
Authors: FERREIRA, Déborah do Socorro Ribeiro da Cruz
SILVA, Ruan Douglas Eufrosino da
Keywords: Educação ambiental - Ensino
Lixo - reciclagem
Ensino de Ciências - Oficinas - Reciclagem
Objetos pedagógicos - Oficinas
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Salvaterra (PA)
Citation: FERREIRA, Déborah do Socorro Ribeiro da Cruz; SILVA, Ruan Douglas Eufrosino da. A construção de objetos pedagógicos desenvolvida por alunos do 6º ano na E.E.E.F.M. Retiro Grande. Orientador: Igor Guerreiro Hamoy. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Salvaterra, PA, 2015.
Resumo: O trabalho apresentado tem por objetivo despertar nos educandos diversas formas de amenizar os problemas ambientais causados pelo acúmulo de lixo no ambiente escolar, da E.E.E.F.M. Retiro Grande não só na comunidade escolar, como também na sociedade em geral. Através de diálogo com os alunos, repassou-se, a importância de se preservar o meio ambiente, e a forma correta de se usar as lixeiras da coleta seletiva da escola, e podendo observar os benefícios e malefícios que são causados pelo acúmulo do lixo gerados na escola. Para isso, foi realizado o diagnóstico na comunidade escolar, aplicação de questionários, palestras, pesquisa de campo, com objetivo de recolher informações dos alunos relacionadas a problemática do lixo. Em seguida houve a oficina, com a construção de objetos pedagógicos. E para finalizar foram apresentadas as parodias, poesias e os desenhos, como uma forma de expressão dos alunos. Sendo que pode se concluir que, os objetivos foram alcançados e o tema foi bem aceito pela coordenação, alunos e professores da escola, tanto que os alunos demonstraram bastante interesse e surpreenderam com a iniciativa de levar essa ideia adiante, de forma a monitorar e fiscalizar para que não haja o acumulo de lixo no ambiente escolar. Porém, devido à falta de coleta seletiva, tanto no ambiente escolar, quanto na comunidade, o destino do lixo vem sendo feito de forma irregular, causando malefícios para o meio ambiente e seres vivos. No entanto, trabalhou- se, a educação ambiental, para que a comunidade escolar compreendesse qual a maneira correta de se tratar o lixo, auxiliando e estimulando os alunos na construção de objetos pedagógicos advindos de materiais coletado do lixo.
Abstract: The work presented aims to nurture students in various ways to mitigate environmental problems caused by the accumulation of garbage in the school environment, E.E.E.F.M Great retreat not only the school community but also in society in general. Through dialogue with the students, if passed, the importance of preserving the environment and the correct way to use the selective collection of school dumps, and can observe the benefits and harms that are caused by garbage accumulation generated in school. For this, we performed the diagnosis in the school community, questionnaires, lectures, field research, in order to collect information from students concerning the problem of waste. Then there was the workshop, with the construction of pedagogical objects. Finally, we presented the parodies, poems and drawings, as a form of student expression. Since it can be concluded that the goals have been reached and the issue was well received by the coordination, students and schoolteachers, so that the students showed great interest and surprised by the initiative to take this idea forward in order to monitor and enforce so there is no waste accumulation in the school environment. However, due to lack of selective collection, both in the school environment, and the community, the garbage disposal has been done in an irregular manner, causing harm to the environment and living beings. However, worked up, environmental education, so that the school community understand what is the proper way to treat the waste, aiding and abetting students in building pedagogical objects arising from material collected from waste.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/927
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.