Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/928
Title: As drogas ilícitas no ensino fundamental da escola Gasparino Batista da Silva, município de Soure, Estado do Pará
Advisor: HAMOY, Igor Guerreiro
Authors: NASCIMENTO, Maria Raquel do
Keywords: Uso de drogas - Escolas - Prevenção
Enfrentamento - Uso de drogas
Escola - Drogas ilícitas
Ensino de Ciências - Método
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Salvaterra (PA)
Citation: NASCIMENTO, Maria Raquel do. As drogas ilícitas no ensino fundamental da escola Gasparino Batista da Silva, município de Soure, Estado do Pará. Orientador: Igor Guerreiro Hamoy. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Salvaterra, PA, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo promover uma discussão a respeito das drogas, procurando dessa maneira, envolver os alunos na discussão do tema aplicado, possibilitando a compreensão da influência direta e indireta do uso das drogas pelos usuários discentes a partir da realidade estudada e vivenciada in loco, com o intuito de sugerir à escola propostas de prevenção da inserção dos discentes no mundo das drogas, através da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas.A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise bibliográfica com abordagem qualitativa e quantitativa, imbuídas de contextos históricos relacionados ao tema, bem como por meio de aplicação de questionários para a aquisição de informações que trouxeram conclusões importantes para conhecimento das estatísticas vivenciadas no meio escolar. A partir da consciência escolar desenvolvida através do projeto pode-se perceber a importância da consciência pedagógica escolar no enfrentamento da situação por meio de medidas de divulgação de informações e conscientização dos discentes uma vez evidenciadas as sequelas que as drogas causam para seus usuários, tanto física, emocional e social.Conclui-se que a maconha e a pasta são as drogas mais consumidas entre os usuários discentes, requerendo desta forma, um enfrentamento mais efetivo do problema, não apenas dos profissionais da educação escolar, mas do poder público, uma vez que as os efeitos de seu uso afetam toda a sociedade.
Abstract: This course conclusion work is to promote a discussion about drugs, looking this way, engage students in discussion of the topic applied, enabling the understanding of direct and indirect influence of drug use by students from users of the studied reality and lived on the spot, in order to suggest the school proposed to prevent insertion of students in the drug world, through the discipline of Physical and Biological Sciences. The research was developed from a literature analysis with qualitative and quantitative approach, imbued of historical contexts related to the topic, as well as through questionnaires to acquire information that led to important conclusions for experienced knowledge of statistics at school. From the school conscience developed through the project one can see the importance of school educational awareness in face the situation through information disclosure measures and awareness of the students as evidenced consequences that drugs cause to its users, physical, emotional and social. We conclude that marijuana and the folder are the drugs most consumed between learners users, requiring thus a more effective confrontation of the problem not only of professional education, but the government, since the effects of its use affect all of society.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/928
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.