Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/930
Title: | O uso do lúdico na pratica pedagógica para sensibilização dos estudantes da escola Josefina Alves Torres sobre preservação do meio ambiente. |
Advisor: | BOTELHO, Marcel do Nascimento |
Authors: | SOUSA, Adilson Cardoso de SILVA, Rosilete Borges da |
Keywords: | Educação ambiental - Ensino Ludicidade - Ensino infantil Jogos educativos - Ferramentas didáticas Causa ambiental - Ensino |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Bragança (PA) |
Citation: | SOUSA, Adilson Cardoso de; SILVA, Rosilete Borges da. O uso do lúdico na pratica pedagógica para sensibilização dos estudantes da escola Josefina Alves Torres sobre preservação do meio ambiente. Orientador: Marcel do Nascimento Botelho. 2015. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Ambientais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Bragança, PA, 2015. |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência da prática de Educação Ambiental lúdica em uma escola pública. O modelo adotado para trabalhar o tema mostrou ser bastante adequado aos educandos e educadores, permitindo novos conhecimentos e um convite à causa ambiental para os alunos; e uma grande reflexão rumo a uma nova estruturação metodológica para os docentes em se trabalhar esse tema em sala de aula. Com o objetivo de despertar nos alunos o conhecimento sobre o impacto ambiental nos manguezais causados pela ação do homem e fazer com que eles valorizem cada vez mais os recursos naturais existente na comunidade local. A percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio. O estudo dessa percepção de uma determinada população é fundamental para compreender as inter-relações da mesma com o ambiente. O presente estudo objetiva a minimizar problemas que vem acontecendo em uma área ambiental que esta sendo destruída pela ação do homem,desde então houve a necessidade de sensibilizar os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Josefina Alves Torres localizada na Comunidade de Porto do Campo, município de Augusto Correa - PA. Utilizou-se um questionário com algumas perguntas aos alunos a respeito da área estudada. Os resultados obtidos demonstram que os alunos tiveram uma percepção ambiental geral dentro do esperado, pois seus professores já tinha trabalho a respeito dos problemas que vinha acontecendo na comunidade. Percebe-se, assim, que indivíduos criados e/ou nascidos em localidades diferentes possuem níveis de percepção ambiental diferenciados. Por fim, o estudo sobre esse impacto ambiental realizado atingiu plenamente as expectativas sobre alguns questionamentos a respeito da relação entre os seres humanos e o ambiente. Todos os alunos entrevistados mostraram-se muito preocupados com os problemas ambientais, mas poucos estão, de fato, envolvidos em ações concretas ligadas ao ambiente e ao ensinamento vindo de casa. Esse estudo, portanto, possibilita propor uma melhoria, em que esses alunos terão uma nova versão de vida para as próximas gerações. Ao inserir educação ambiental de forma multidisciplinar na grade curricular. Almeja-se, assim, proporcionar maior entendimento e envolvimento dos estudantes nas serie inicias, nas questões ambientais. |
Abstract: | This article reports the experience of practice in a playful environmental education in a public school in the Field Port Community, Pará. The model to work the theme proved to be quite suitable for learners and educators, allowing new knowledge and an invitation to the environmental cause for students; and a great reflection towards a new methodological structure for teachers to work in this subject in the classroom. In order to awaken in students the three years / 9 knowledge about the environmental impact on mangroves caused by man and cause them to value more and more existing natural resources in the local community. Environmental awareness is a mental activity of the individual's interaction with the environment. The study of this perception of a given population is critical to understand the interrelationships of the same with the environment. This study aims to minimize problems that has been going on in an environmental area that is being destroyed by man, since there was a need to sensitize students of the 3rd year of the Municipal School of Basic Education Josefina Torres Alves located in the Port of Community field, municipality of Augusto Correa - PA. We used a questionnaire with some questions students about the study area. The results showed that the students had a general environmental awareness as expected, because their teachers had work about the problems that had been going on in the community. It is clear, therefore, that created individuals and / or were born in different locations have different levels of environmental awareness. Finally, the study of this environmental impact study conducted with the students of 3rd year / 9 elementary school has met the expectations of some questions about the relationship between humans and the environment. All interviewed students were very concerned about environmental problems, but few are, in fact, involved in concrete action related to the environment and teaching coming home. This study, therefore, makes it possible to propose an improvement, in that these students will have a new version of life for future generations. When inserting environmental education in a multidisciplinary way in the curriculum. Aims to thus provide greater understanding and involvement of students in the initial series, on environmental issues. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/930 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O uso do lúdico na pratica pedagógica para sensibilização dos estudantes da escola Josefina Alves Torres sobre preservação do meio ambiente..pdf | 755,22 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.