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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/934
Title: | Software educativo no processo de alfabetização - contribuições ou prejuízos? |
Advisor: | MUNIZ, Luzmarina de Melo |
Authors: | PADILHA, Ana Lucia ATHAIDE, Luis Adelmo Mescouto de |
Keywords: | Letramento - método Tecnologia da Informação e Comunicação - uso Software educativo Ensino aprendizagem – método |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Augusto Corrêa(PA) |
Citation: | PADILHA, Ana Lucia; ATHAIDE, Luis Adelmo Mescouto de. Software educativo no processo de alfabetização - contribuições ou prejuízos? Orientadora: Luzmarina de Melo Muniz. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 2017. |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa acerca do uso de software educativo no processo de alfabetização das crianças do 1º Ciclo de Formação do ensino fundamental(1º ano) em uma escola pública da rede municipal de ensino no Município de Augusto Corrêa-PA, com o objetivo de analisar os softwares educativos voltados para a alfabetização usados nas escolas e sua contribuição ou prejuízo no processo de alfabetização das crianças. Na execução do projeto foi realizada uma pesquisa, partindo do método hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa e qualitativa na verificação da contribuição dos softwares educativos para o processo de alfabetização. Os dados foram coletados por meio de questionários com questões fechadas e abertas, aplicados a 3 professores regentes e 1 professora da Sala de Informática educativa - SIE O que se observou na pesquisa é que os softwares educativos usados na escola não podem ser considerados como meros jogos para entretenimento dos alunos, quando analisados do ponto de vista pedagógico percebe-se a qualidade do software tanto em termos de conteúdos quanto na facilidade de utilização, além de despertar no aluno o interesse não só pelo jogo em si, mas pelas atividades propostas. Diante disso, conclui-se que os softwares educativos contribuem não só para o aprendizado da leitura, mas também para o aprendizado de outros conteúdos. |
Abstract: | This work is result of a research about the use of educational software in the process of appropriation of reading and writing of children the 1 º Cycle Formation of fundamental education in a public school the network municipal teaching in Augusto Corrêa-Pa, with the objective of analyze the educative softwares geared for literacy used in schools and its contribution in the literacy process of children. In project execution a survey was conducted, departing of the method hypothetical-deductive with quantitative and qualitative approach in verifying the contribution of educative softwares for the literacy process. Data were collected through questionnaires with closed and open questions, applied to teachers regents and to teachers of Sala de Informática educative - SIE What was observed in research is that educative softwares used in school can not be considered as mere games for entertainment of students. When assessed from pedagogical point of view perceives-if the quality of software both in terms of contents and in ease of use, besides arouse in the students the interest not only by game itself, but by the activities proposals. Faced addition, concludes-if that the educative softwares contribute not only for learning of reading, but also for learning other content . |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/934 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
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