Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/940
Title: Inclusão de aluna autista em turma regular - em foco métodos e recurso utilizado.
Advisor: CORRÊA, Júlio César da Silva
Authors: COELHO, Regiane de Souza Oliveira
PINHEIRO, Rosa Maria de Lima
Keywords: Autismo – Escola
Inclusão – Escola
Metodologia de ensino – Autista
Recursos didáticos – Autista
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: COELHO, Regiane de Souza Oliveira; PINHEIRO, Rosa Maria de Lima. Inclusão de aluna autista em turma regular - em foco métodos e recurso utilizado. Orientador: Júlio César da Silva Corrêa. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, 2017.
Resumo: O trabalho surgiu a partir da necessidade de acompanhamento a professora que se encontra com uma criança autista em sala de aula em uma Escola do Município de São Francisco do Pará. Neste sentido, teve-se como objetivo geral: Analisar a pratica da inclusão de uma aluna autista na educação regular, enquanto nos específicos: Conhecer a pratica docente realizada junto aluna autista inclusa em turma regular; Descreve a prática de inclusão adotada junto a aluna autista; Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores que trabalham com criança autista. E como metodologia utilizou-se a pesquisa-ação descritiva sob a ótica qualitativa, envolvendo: a diretora, professoras e pais de alunos autistas da Escola. Observou-se a dificuldade da professora em dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem dos alunos autistas inclusos em turma regular de ensino, pois há ausência de material pedagógico e estrutura adequada para promover à aprendizagem, somado a falta de informações adequadas da professora com relação ao autismo. Conclui-se que mesmo com esforço das professoras o aluno autista fica prejudicado em seu desenvolvimento cognitivo, pois somente o AVD e socialização ficam sendo o alvo do processo ensino-aprendizagem da professora, pois a falta de recursos e estrutura influencia diretamente na qualidade da escolarização do aluno autista.
Abstract: The work arose from the need to accompany the teacher who meets an autistic child in a classroom in a School of the Municipality of Are Francisco do Pare. In this sense, we had as general objective: To analyze the practice of the inclusion of an autistic student in regular education, while in the specific ones: To know the teaching practice carried out together with the autistic student included in a regular class; Describes the practice of inclusion adopted with the autistic student; To know the difficulties faced by teachers working with autistic children And as a methodology the descriptive research-action was used under qualitative optics, involving: the director, teachers and parents of autistic students of the School The teacher's difficulty in continuing the teaching-learning process of autistic students included in a regular teaching group was observed, as there is a lack of pedagogical material and adequate structure to promote learning, in addition to the lack of adequate information of the teacher regarding the autism. It is concluded that even with the teachers' efforts, the autistic student is impaired in their cognitive development, since only the ADL and socialization become the target of the teaching-learning process of the teacher, since the lack of resources and structure directly influence the quality of schooling The autistic student.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/940
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inclusão de uma aluna em uma turma regular.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons