Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/943
Title: As contribuições do uso do laptop educacional no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EMEF André Valino em Bragança - PA.
Advisor: AQUINO, Cláudia Monteiro
Authors: ROSÁRIO, Adriana da Conceição Barros do
SANTOS, Roseane do Socorro Monte Palma
Keywords: Laptop educacional
Ensino aprendizagem
Inclusão digital
PROUCA
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Augusto Corrêa (PA)
Citation: ROSÁRIO, Adriana da Conceição Barros do; SANTOS, Roseane do Socorro Monte Palma. As contribuições do uso do laptop educacional no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EMEF André Valino em Bragança - PA. Orientadora: Cláudia Monteiro Aquino. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso do laptop educacional no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EMEF André Valino. Através do Programa Um Computador Por Aluno – PROUCA, a EMEF André Valino localizada na comunidade do Tapreval na área rural do município de Bragança foi contemplada com laptop educacional na quantidade de um para cada aluno da escola. Os professores da escola passaram por formação para o uso pedagógico desta nova ferramenta e então começaram a utilizar com os alunos na sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, como técnica de coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas de caráter aberto e narrativas de caráter flexível que versavam sobre a importância do uso do laptop educacional na escola, os desafios do educador diante das características do século XXI no contexto escolar com coordenador, professores, alunos e comunidade escolar e observações do cotidiano escolar. O referencial teórico está fundamentado nos autores Valente (2011), Almeida (2011) e Moran (2013). A pesquisa orienta-se pelos seguintes problemas: como os educadores visualizam o laptop enquanto ferramenta pedagógica, quais práticas pedagógicas tem sido desenvolvidas na sala de aula com o laptop, quais as contribuições do uso do laptop no processo de ensino e aprendizagem destes alunos. Destaca-se os resultados deste estudo a interação entre alunos e professores, aprendizagem mais rápida de conteúdos proposto pelos professores, a inclusão digital dos professores, alunos e da família, uma vez que o programa permite que os alunos levem pra casa o laptop quando o professor propõe atividade extraescolar e aprendizagem significativa e contextualizada de conteúdos com o uso do laptop.
Abstract: The present work has the objective of analyzing the contributions of the use of the educational laptop in the teaching and learning process of the students from the Escola Municipal de Ensino Fundamental (or EMEF) André Valino. Through the One Computer per Student Program – PROUCA, the EMEF André Valino was provided with educational laptops in the amount of one for each student of the school, the school is located in the Tapreval community in the rural area of the city of Bragança. The teachers from the school went through a training for the pedagogical use of this new tool and thus they started up using it with the students in the classroom. The research of qualitative approach has as a data collection technique; and it was used questionnaires and interviews of open character, and flexible narratives which approached about the importance of the use of the technologies in the school, the challenges of the educator in face of the characteristics of XXI century in the school context with school coordinator, teachers, students and the school community; and daily school observations. The theoretical framework is based on the authors Valente (2011), Almeida & Prado (2011) and Moran (2013). The research is guided by the following problems: How educators visualize the laptop as a pedagogical tool, what pedagogical practices have been developed in the classroom with the laptop, what are the contributions of the use of the laptop in the teaching and learning process of these students. Therefore, from the results of this study, it is highlighted the interactivity between students and teachers, the digital inclusion of them and the family since the program allows students to take home the laptop when the teacher proposes extra-school activity and the meaningful learning and the contextualized content with the use of the laptop.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/943
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons