Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/944
Title: O uso de software ABC Sebran na aquisição da leitura e escrita e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
Advisor: ARAÚJO, José Weliton de Oliveira
Authors: CAVALCANTE, Maria Zenaide Oliveira
SILVA, Valdenice Sousa da
Keywords: Softwares educacional
Leitura e escrita
ABC Sebran
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Santo Antônio do Tauá(PA)
Citation: CAVALCANTE, Maria Zenaide Oliveira; SILVA, Valdenice Sousa da. O uso de software ABC Sebran na aquisição da leitura e escrita e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: José Weliton de Oliveira Araújo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a contribuição do Software ABC Sebran na aquisição da leitura e da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental e como este software pode ser importante para a aquisição do conhecimento. Buscou-se investigar como os jogos digitais podem ser utilizados no cotidiano de sala de aula a fim de potencializar o processo ensino-aprendizagem e como ferramentas importantes no estímulo do processo de aquisição da leitura e da escrita. Realizamos uma pesquisa com os professores de 1º ao 5º ano de três escolas municipais do município de Santo Antônio do Tauá, para a coleta de dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, nas quais apontou- se o conhecimentos dos professores acerca de softwares educativos (SE), bem como a utilização ou não dos SE para facilitar suas aulas.
Abstract: The present work presents a study about the contribution of the ABC Sebran Software in the acquisition of reading and writing in the first years of elementary school and how this software can be important for the acquisition of knowledge. It was sought to investigate how digital games can be used in the daily classroom in order to potentiate the teaching-learning process and as important tools in stimulating the process of reading and writing acquisition. We conducted a survey with teachers from 1st to 5th year of three municipal schools in the municipality of Santo Antônio do Tauá. Data collection was done using open and closed questionnaires, in which the teachers' knowledge about Educational software (SE), as well as the use or not of the SE to facilitate their classes.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/944
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons