Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/946
Title: Uso de técnicas de mineração de dados para extrair informações do processo de avaliação do 1º E 2º ano do ensino fundamental a fim de auxiliar gestores e professores no processo da avaliação.
Advisor: KHALED, Jean Barros
Authors: SOUSA, Ellem Patrícia Pinho de
CARDOSO, Fabrício Nazareno Brito
Keywords: Sistema de mineração de dados
Processo de avaliação descritiva
Ensino - aprendizagem
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/ Pólo Santo Antônio do Tauá (PA)
Citation: SOUSA, Ellem Patrícia Pinho de; CARDOSO, Fabrício Nazareno Brito. Uso de técnicas de mineração de dados para extrair informações do processo de avaliação do 1º E 2º ano do ensino fundamental a fim de auxiliar gestores e professores no processo da avaliação. Orientador: Jean Barros Khaled. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017.
Resumo: Como a sociedade atual se defronta com mudanças significativas em suas bases sociais e tecnológicas, pode-se verificar que novas atribuições são exigidas das unidades escolares, sendo uma delas, a busca de inovações na prática pedagógica. Nesse contexto, onde a educação está voltada para o uso de tecnologias, este trabalho buscará compreender dois principais temas: a avaliação através do parecer descritivo, mediante os indicadores de desenvolvimento e aprendizagem e o estudo de um sistema de mineração de dados com o objetivo de discorrer sobre a essência desses dados avaliativos fornecidos pela instituição pesquisada, para que nos auxiliem na tarefa de entender que esses dados, são de suma importância, pois transparecem e englobam informações da aprendizagem dos alunos, fornecendo indicadores estatísticos para realização de diagnósticos e análise sobre a realidade de como se encontra o processo de ensino-aprendizagem. Assim, esse trabalho visa analisar a utilização de técnicas de mineração de dados e oferecer condições para extrair informações inerentes ao processo de avaliação descritiva para se obter uma avaliação qualitativa, propiciando um modo diferenciado ao processo e para que o objetivo possa ser alcançado, há a necessidade da construção de uma aplicação voltada a uma base de dados que ajude as unidades escolares e a equipe gestora a compreender o perfil de seu corpo docente e discente em prol de uma educação de qualidade, favorecendo uma avaliação satisfatória sobre as práticas pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, buscaremos, ao longo dos capítulos, mostrar que quanto mais cedo sejam diagnosticadas e trabalhadas com os alunos suas dificuldades, melhores serão os resultados no processo de aprendizagem dos mesmos.
Abstract: As the current society is faced with significant changes in its social and technological bases, it can be verified that new assignments are required of the school units, one of them being the search for innovations in pedagogical practice. In this context, where education is focused on the use of technologies, this work will seek to understand two main themes: the evaluation through descriptive advice, through the indicators of development and learning and the study of a data mining system with the objective of To discuss the essence of these evaluative data provided by the institution researched, so that they help us in the task of understanding that these data are of paramount importance, since they transpire and encompass information of the students' learning, providing statistical indicators for the accomplishment of diagnoses and analysis on the Reality of how the teaching-learning process is found. Thus, this work aims to analyze the use of data mining techniques and offer conditions to extract information inherent to the descriptive evaluation process to obtain a qualitative evaluation, providing a different way to the process and for that the objective can be reached, there is the Need to build a database-driven application that helps school units and the management team understand the profile of their faculty and students for quality education, favoring a satisfactory assessment of pedagogical practices and the process Of teaching and learning. In this sense, we will try, throughout the chapters, to show that the sooner they are diagnosed and worked with the students their difficulties, the better the results in the learning process of the same ones.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/946
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons