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Title: A informática e tecnologia assistiva - o uso do software Somar como ferramenta de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual.
Advisor: KHALED, Jean Barros
Authors: COSTA, Carla Fernanda Teixeira da Silva
FERREIRA, Jader dos Anjos
Keywords: Informática e tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Sotware Somar
Deficiência Intelectual
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/ Pólo Santo Antônio do Tauá (PA)
Citation: COSTA, Carla Fernanda Teixeira da Silva; FERREIRA, Jader dos Anjos. A informática e tecnologia assistiva - o uso do software Somar como ferramenta de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. Orientador: Jean Barros Khaled. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017.
Resumo: A informática aliada à tecnologia assistiva incorpora uma gama de informações e possibilidades para a educação inclusiva. Cujos alunos envolvidos durante o desenvolvimento do trabalho apresentam deficiência intelectual. E estão inseridos na rede de ensino regular de acordo com a modalidade de educação especial. Amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Com o intuito Investigar como o uso do software somar contribui para a vida diária utilizando a matemática funcional no cotidiano dos alunos com deficiência intelectual oportunizando atividades que corrobora na inclusão dos alunos no ambiente do laboratório de informática direcionando-os a se confrontarem com situações problemas do cotidiano. Viabilizar na educação inclusiva, por meio da tecnologia assistiva utilizando o software somar como possibilidade de auxílio da ferramenta que contribui ao processo de ensino aprendizagem aos alunos com deficiência intelectual. A deficiência intelectual perpassa por inúmeras limitações no seu funcionamento físico, social e educacional. Interferindo demasiadamente no processo de ensino e aprendizagem que se torna moroso, e, portanto o desenvolvimento educacional e diferencial. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise qualitativa e quantitativa descritiva, onde foi realizado o levantamento de informações dos alunos com deficiência intelectual sobre o conhecimento voltado para informática e a aplicabilidade do software soma utilizado por 10 alunos com deficiência intelectual onde foi aplicado um questionário de 11 perguntas relacionadas sobre o contado que cada um tem com a informática e a usabilidade do software somar. Os resultados foram positivos o software somar oportunizou um acesso possível e de maneira inclusiva, pois foi construído para alunos com deficiência intelectual possibilitando autonomia no manuseio. Sendo assim, contribuiu para o conhecimento do aluno para a utilização da matemática funcional na sua vida diária.
Abstract: Computer science combined with assistive technology incorporates a range of information and possibilities for inclusive education. Whose students involved during the development of the work present intellectual disabilities. And are inserted into the regular school network according to the mode of special education. Supported by Guidelines and Bases of education-LDB. In order to investigate how the use of the software add contributes to daily life using functional mathematics in everyday life of students with intellectual disabilities providing activities that supports the inclusion of students in the computer lab directing them to confront with problems of daily life situations. Enable on inclusive education, by assistive technology using the software add up as a possibility of the tool that contributes to the process of learning teaching students with intellectual disabilities. Intellectual deficiency is by limitations in its physical, social and educational function. Interfering too much in the teaching and learning process that becomes slow, and therefore the educational development and differential. The work was developed through qualitative and quantitative descriptive analysis, where it was conducted the survey of student information intellectual disabilities about the computer-oriented knowledge and applicability of software sum used by 10 students with intellectual disabilities where a questionnaire was applied to 15 questions about the told that everyone has with computers and software usability. The results were positive the software add "provided a possible access and inclusive manner, as it was built for students with intellectual disabilities allowing autonomy in handling. Thus, contributed to the knowledge of the student to the use of functional mathematics in their daily lives.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/947
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