Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMELO, Antônio Marcos Dutra de-
dc.contributor.authorCORRÊA, Luiz Armando Miranda-
dc.date.accessioned2019-07-12T21:18:17Z-
dc.date.available2019-07-12T21:18:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMELO, Antônio Marcos Dutra de; CORRÊA, Luiz Armando Miranda. Reflexões e sugestões sobre a evasão escolar: um olhar sobre os alunos da 3ª etapa da EJA, da escola municipal de ensino fundamentaL Wanda Lima de Sousa.Orientadora: Canaã dos Santos Barreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017.en_US
dc.identifier.uribdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/950-
dc.description.abstractThe present work emphasizes a reflection on the School Evasion problem of the students of the third stage of the EJA, Youth and Adult Education of the Municipal School of Wanda Lima de Sousa in the municipalcity of Santo Antônio do Tauá in Pará, trying to understand, which causes and consequences that lead the students of the school mentioned above, to abandon their studies during the school year, without caring about the negative results that they may experience in their daily lives. In this context, we have identified that many reasons have led these students to opt for dropping out of their studies, to the detriment of several methodologies that do not fit the students' reality and perspectives. Based on this prerogative, we consider it opportune to propose new methodological practices, with the intention of making the teaching-learning process more meaningful, stimulating the student to stimulate and enjoy studying. However, the present research was conducted through field research with open and closed questionnaires within a qualitative and quantitative approach, directed to nine teachers and twenty twd students, who study in the 3rd stage of the EJA teaching. Therefore, we conclude that the school where the research took place needs to develop a work that seeks to draw students' attention through innovative practices that are elaborated by professionals concerned with school dropout and who believe that it is only through education that we can have a better world and that it is never too late to make a difference by contributing to a fair and quality education.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/Pólo Santo António do Tauá (PA)en_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEvasão escolaren_US
dc.subjectEducação de Jovens e Adultosen_US
dc.subjectPráticas Metodológicasen_US
dc.titleReflexões e sugestões sobre a evasão escolar: um olhar sobre os alunos da 3ª etapa da EJA, da escola municipal de ensino fundamentaL Wanda Lima de Sousa.en_US
dc.typeTCCen_US
dc.description.resumoO presente trabalho enfatiza uma reflexão sobre a problemática da Evasão Escolar dos alunos da terceira etapa da EJA, Educação de Jovens e Adultos da Escola municipal de ensino fundamental Wanda Lima de Sousa no município de Santo Antônio do Tauá no Pará, buscando compreender quais as causas e conseqüências que levam os alunos da escola citada acima, a abandonarem seus estudos durante o período letivo, sem se importarem com os resultados negativos, que poderão vivenciar em sua vida cotidiana. Nesse contexto, identificamos que muitas são as razões que levaram esses discentes a optarem pelas desistências de seus estudos, em detrimento de várias metodologias, que não condizem com a realidade e perspectivas dos alunos. Partindo dessa prerrogativa, consideramos ser oportuno propor novas práticas metodológicas, na intenção de tornar o processo de ensino- aprendizagem mais significativo, despertando no aluno o estímulo e o prazer em estudar. No entanto, a presente pesquisa foi realizada através de pesquisa de campo com questionários abertos e fechados dentro de abordagem qualitativa e quantitativa, direcionados a nove professores e vinte dois alunos, que estudam na terceira etapa do ensino da EJA. Portanto concluímos que a escola onde aconteceu a pesquisa, precisa desenvolver um trabalho que busque chamar atenção dos alunos através de práticas inovadoras elaboradas pelos profissionais que são preocupados com a evasão escolar e que acreditam que somente através da educação é que se pode ter um mundo melhor e que nunca é tarde para fazer a diferença contribuindo para uma educação justa e de qualidade.en_US
dc.contributor.advisor1BARRETO, Canaã dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576818884332987pt_Br
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons