Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/951
Title: A prática pedagógica como fator que contribui para a evasão escolar na EJA.
Advisor: CARDOSO, Vanessa Alcântara
Authors: SOUSA, Cléber Valter Reis de
REIS, Edivaneide Ferreira Padilha dos
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Ensino – método Evasão Escolar
Prática Pedagógica
Evasão escolar
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Augusto Corrêa(PA)
Citation: SOUSA, Cléber Valter Reis de; REIS, Edivaneide Ferreira Padilha dos. A prática pedagógica como fator que contribui para a evasão escolar na EJA. Orientadora: Vanessa Alcântara Cardoso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 2017.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é compreender de que forma a prática pedagógica aplicada pelos professores pode contribuir como fator principal para a evasão escolar na EJA. Neste contexto, partindo do lócus da pesquisa, foi criada a questão problema: De que forma a prática pedagógica pode contribuir para a evasão escolar na EJA? A metodologia foi definida por abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico, utilizando como coleta de dados questionários com perguntas semiestruturadas e entrevistas aplicados a um (01) gestor, um(01) vice gestor, um (01) coordenador pedagógico, quatro (04) professores e dez (10) alunos. A análise dos dados coletados efetuou-se por meio de tabulação das respostas obtidas e comparadas, as anotações e as observações. A partir desse momento foram realizadas as análise e interpretações dentro da temática proposta. O resultado revelou que as práticas pedagógicas da referida escola não trazem contribuição significativa para o ensino da EJA, devido ausência de planejamento escolar de forma sistemática, assim como formação continuada específica aos docentes da modalidade escolar. Ainda foi possível identificar a falta de material didático propício ao ensino em questão e a adequação a realidade dos alunos da EJA, além da problemática maior que é a falta de interesse da maioria dos alunos em assistir as aulas ministradas. Assim foram discutidas na turma da 4ª etapa as possibilidades de melhorar as práticas pedagógicas no que se refere a tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos da escola André Alves, como: 1) Os professores precisam de apoio, incentivo, formação continuada, materiais didáticos e um planejamento atualizado para que suas práticas sejam mais prazerosas e eficazes; 2) A coordenação pedagógica precisa massificar o planejamento do currículo as peculiaridades da EJA e orientar os professores a exercerem um trabalho diferenciado; 3) As Turmas da EJA em especial a campo da pesquisa precisa de um olhar diferenciado e uma solução imediata para a problemática da evasão escolar.
Abstract: The main objective of this work is to understand how the pedagogical practice applied by teachers can contribute as a main factor for school dropout in the EJA. In this context, starting from the locus of the research, the question was created: How can pedagogical practice contribute to school dropout in EJA? The methodology was defined by a qualitative approach and a bibliographical survey, using as data collection questionnaires with semi-structured questions and interviews applied to a (01) manager, one (01) vice manager, one (01) pedagogical coordinator, four (04) teachers and Ten (10) students. The analysis of the collected data was done by means of tabulation of the obtained and compared answers, the annotations and the observations. From that moment the analyzes and interpretations within the proposed theme were carried out. The result showed that the pedagogical practices of this school do not contribute significantly to the teaching of the EJA, due to the absence of systematic school planning, as well as specific continuing education for teachers of the school modality. It was still possible to identify the lack of teaching material conducive to the teaching in question and the adequacy of the reality of the students of the EJA, in addition to the greater problem that is the lack of interest of the majority of students in attending classes taught. Thus, the possibility of improving pedagogical practices in the classroom of the 4th stage was discussed in terms of making classes more interesting and meaningful for André Alves students, such as: 1) Teachers need support, encouragement, continuous training, Materials and an updated planning so that their practices are more pleasant and effective; 2) The pedagogical coordination needs to massify the curriculum planning the peculiarities of the EJA and to guide the teachers to exercise a differentiated work; 3) The classes of the EJA, especially in the field of research, need a differentiated look and an immediate solution to the problem of school dropout.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/951
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Prática Pedagógica como Fator que Contribui para a Evasâo Escolar na EJA.pdf621,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons