Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/953
Title: Usando de experimentação química no ensino fundamental
Advisor: MELO, Nuno Filipe Alves Correia de
Authors: LIMA, Erisson Fábio Rodrigues Nascimento
SANCHES, Natalice Silva
Keywords: Química - Ensino
Ensino-aprendizagem - Métodos
Experimentação - Aulas de Química
Ensino de Ciências - Método
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Benevides (PA)
Citation: LIMA, Erisson Fábio Rodrigues Nascimento; SANCHES, Natalice Silva. Usando de experimentação química no ensino fundamental. Orientador: Nuno Filipe Alves Correia de Melo. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Benevides, PA, 2015.
Resumo: Propõe-se aqui o uso de uma metodologia de auxílio para a compreensão do ensino da química através de experimentos práticos permeando uma aprendizagem completa, e que possibilite o aluno identificar a importância do conhecimento físico e químico no seu dia-a-dia. Nesta perspectiva procuramos despertar à curiosidade do aluno, levando-o a questionar o que lhe é dado como pronto e acabado. Neste contexto, pretendemos através da referida pesquisa sugerir um estímulo para o desenvolvimento do ensino da química que possibilite aos alunos e professores um melhor acompanhamento do conteúdo programático, mostrando que o uso da prática mobiliza a atividade do aprendiz e pode ser desenvolvida em qualquer sala de aula sem a necessidade de instrumentos específicos ou aparelhos sofisticados. Mostrando que, propiciar ao aluno a oportunidade de trabalhar com coisas e objetos num exercício de representação é tornar o ensino rico e prazeroso, preparando o aluno a pesquisa e a ação saindo da mesmice onde o ensino é tido apenas como repasse de conteúdo. Sugerimos aqui trabalhar o ensino como uma possibilidade real, mostrando que a química e a física estão presente no dia a dia e que fazem parte de nossas vidas.
Abstract: Proposes here is the use of an aid methodology for the understanding of chemistry teaching through practical experiments permeating a full learning, and enable the student to identify the importance of physical and chemical knowledge in their day. In this perspective we seek to arouse the curiosity of the student, causing him to question what is given as ready and finished. In this context, we intend through said research suggesting a stimulus for the development of chemistry teaching that allows students and teachers better monitoring of program content, showing that the use of practice mobilizes the activity of the learner and can be developed in any room class without the need for specific tools or sophisticated e-quipment. Showing that provide students the opportunity to work with things and objects in a representation of exercise is to make the rich and pleasurable education, preparing students to research and action coming out of sameness where teaching is seen only as a transfer of content. We suggest here works teaching as a real possibility, showing that chemical and physical are present on a basic and are part of our lives.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/953
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Usando de experimentação química no ensino fundamental.pdf553,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.