Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/955
Title: A botânica no ensino fundamental: uma análise dos procedimentos metodológicos
Advisor: MIRANDA, Claudia Carvalho
Authors: DUARTE, José Alberto de Souza
LIMA, Maria do Rosário Costa
Keywords: Botânica - Ensino
Ensino-aprendizagem - Métodos
Professores - Prática docente
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/Campus Tomé-Açu (PA)
Citation: DUARTE, José Alberto de Souza; LIMA, Maria do Rosário Costa. A botânica no ensino fundamental: uma análise dos procedimentos metodológicos. Orientador: Claudia Carvalho Miranda. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, PA, 2014.
Resumo: A disponibilidade de recursos naturais provenientes da flora amazônica é extraordinária. A floresta apresenta uma complexa e rica diversidade na composição da flora com inúmeras espécies que habitam este ecossistema e influenciam entre outros aspectos na paisagem, na qualidade de vida local e planetária. A pesquisa em questão teve como objetivo geral analisar a percepção dos alunos do nível fundamental sobre as metodologias utilizadas no processo ensino aprendizagem de botânica nas escolas públicas do município de Tomé-Açú. Na coleta de dados de fonte secundária foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental. Na coleta de dados de fonte primária foram empregadas entrevistas, questionários e observação direta com registro fotográfico. Para interpretação dos resultados, foram utilizados gráficos, tabelas, análises dos questionários e entrevistas realizadas. Os resultados obtidos permitem concluir que o ensino de botânica apresenta-se de forma desmotivada e desinteressante, tornando o ensino mecânico e com baixo aproveitamento dos alunos.
Abstract: The availability of natural resources of the Amazon flora is extraordinary. The forest has a complex and rich diversity in the composition of the flora with many species that inhabit this ecosystem and influence among others on the landscape, as a local and planetary life. The research project aimed to analyze the perceptions of students from elementary level on the methodologies used in the teaching learning process of botany in the public schools of the city of Tome-Acu. In collecting data from secondary source literature and desk research was used. In collecting data from primary source interviews, questionnaires and direct observation were employed with photographic record. To interpret the results, graphs, tables, analysis of the questionnaires and interviews were used. The results suggest that the teaching of botany presents the unmotivated and uninteresting way, making the mechanical and low student achievement education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/955
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A botânica no ensino fundamental uma análise dos procedimentos metodológicos.pdf494,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.