Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/958
Title: | O ensino de ciências no 6º ano do ensino fundamental através de atividades experimentais |
Advisor: | SILVA, Francisca Ryane Bezerra da |
Authors: | SILVA, Márcia da Silva e TAVARES, Patricia de Nazaré |
Keywords: | Ensino de Ciências - Experimentação Ensino-aprendizagem - Métodos Ciências - Atividades experimentais |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | UFRA/Campus Tomé-Açu (PA) |
Citation: | SILVA, Márcia da Silva e; TAVARES, Patricia de Nazaré. O ensino de ciências no 6º ano do ensino fundamental através de atividades experimentais. Orientador: Francisca Ryane Bezerra da Silva. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, PA, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho faz uma abordagem do ensino de ciências através das atividades experimentais com o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 6º ano do ensino fundamental através da realização de experimentos. Buscou-se também analisar o comportamento dos alunos diante das atividades práticas desenvolvidas no decorrer desta pesquisa. A pesquisa foi realizada através da pesquisa-ação como metodologia participativa investigativa. Este estudo foi realizado na escola Luterana do CIM Trindade com alunos do 6º ano. Foram realizadas observações das aulas de ciências e aplicados questionários para os alunos. A partir dos dados obtidos foram propostas atividades experimentais envolvendo os temas solo e ar. Na disciplina de Ciências Naturais a prática não deveria ser desvinculada da teoria, sendo esta importante para a concretização do conhecimento científico. Todavia, é inquestionável que as aulas práticas favorecem uma aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente quando estas envolvem a utilização de atividades experimentais. |
Abstract: | This stud looked for to do an approach of the teaching of sciences through experimental activities tends as objective tends as objective analyzes the teaching- learning process of the 6th year of elementary school through to analyze the behavior of the students on the practical activities developed during this study. The research was made in the survey was conducted through action research as an investigative participatory methodology. This study was accomplished with students of the 6th year of elementary school of Luterana do CIM Trindade, located in the city of Tomé-Açu, Pará. Observation of the classes of sciences and applied questionnaires were accomplished for the students. Starting from the obtained data experimental activities were proposed involving the themes soil and air. In the discipline of natural sciences practice should not be disconnected from theory, which is important for the realization of scientific knowledge. However, it is unquestionable that the practical classes promote meaningful learning in the learning process of students, mainly when these involve the use of experimental activities. This work aims to address the relevance of experiments in science classes being directed to a clientele of the 6th year of elementary school with a focus on experimentation. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/958 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de ciências no 6º ano do ensino fundamental através de atividades experimentais.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.