Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/962
Title: O processo de inclusão em meio as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência na escola Dom Eliseu Corolli no município de Dom Eliseu–Pa.
Advisor: CRUZ, Francisco de Assis Melo
Authors: SOUSA, Nelizinha da Silva e
Keywords: Educação inclusiva
Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais
Professores - Práticas pedagógicas
Aprendizagem - Dificuldades
Issue Date: 2015
Publisher: UFRA/Pólo Dom Eliseu (PA)
Citation: SOUSA, Nelizinha da Silva e. O processo de inclusão em meio as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência na escola Dom Eliseu Corolli no município de Dom Eliseu–Pa. Orientador: Francisco de Assis Melo Cruz. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo as dificuldades de aprendizagem e como objetivo conhecer as bases teóricas, sociais, pedagógicas e procedimentais imbricadas no problema, bem como conhecer as configurações do mesmo no âmbito da escola, por ser o lugar de materialização de concepções e de valores. A metodologia adotada para a realização dos objetivos foi preponderantemente ao estudo bibliográfico. Assim utilizou-se dos estudos de Mussalém e as concepções de Ramos sobre aprendizagem e as publicações de Sánchez, Dockrell & Mschane sobre o problema e de Ciasca que apresenta considerações riquíssimas acerca da avaliação diagnóstica. A metodologia aplicada possibilitou o alcance dos propósitos, posto que ampliou, o entendimento teórico sobre o tema em destaque, de maneira, que possibilitou, uma maior sustentação profissional e um novo modo de tratar o problema, compreendo-o como um desafio cheio de complexidades, mas possível de ser superado, e melhor, como uma oportunidade de está, enquanto profissional do ensino, construindo e reconstruindo novos saberes e práticas, afim de que a aprendizagem aconteça para todos, sem acepções na promoção de uma educação inclusiva.
Abstract: This course conclusion work has as object of study learning difficulties and aimed at knowing the theoretical, social, educational and procedural overlapping the problem and know the settings of the same within the school, for being the place of materialization of conceptions and values. The methodology used to achieve the goals was mainly the bibliographic study. So we used the Mussalém studies and Palm conceptions about learning and Sánchez publications, Dockrell & Maschane about the problem and Ciasca which has very rich considerations about the diagnostic evaluation. The methodology has enabled the range of purposes, since expanded, the theoretical understanding of the subject highlighted, so that made it possible, more professional support and a new way to treat the problem, I see it as a challenge full of complexities but it can be overcome, and rather as an opportunity is as professional education, building and rebuilding new knowledge and practices, so that learning happens for all without meanings in promoting inclusive education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/962
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.