Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/964
Title: | Educação ambiental na escola um exercício de cidadania e resignificação das práticas ambientais. |
Advisor: | SANTOS, Rosenilde Fonseca |
Authors: | FERNANDES, Cleonice Vieira |
Keywords: | Educação Ambiental Cidadania Práticas Ambientais |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Gurupá (PA) |
Citation: | FERNANDES, Cleonice Vieira. Educação ambiental na escola um exercício de cidadania e resignificação das práticas ambientais.Orientadora: Rosenilde Fonseca Santos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Plano Nacional de Formação de Professores, Universidade Federal Rural da Amazônia, Pólo Gurupá, PA, 2015. |
Resumo: | RESUMO Este estudo pretende compreender a relevância da Educação Ambiental para o processo ensino aprendizagem e para explicitar essa temática a revisão bibliográfica adotada destaca alguns autores, entre eles Marta Tristão, Marcos Reigota dentre outros que fundamentam o referencial teórico adotado. O método de pesquisa adotado a partir de uma revisão bibliográfica constitui-se analítica e descritiva, possibilitando uma abordagem qualitativa e reflexiva do tema. Nesta trajetória conceitual verificou-se que a Educação Ambiental enquanto componente curricular transversal, possibilita a construção de inúmeras possibilidades pedagógicas no sentido da construção de uma consciência cidadão em relação a questão ambiental a partir do contexto e das relações do ambiente escolar compreendido como seu espaço físico e natural. Verificou-se, portanto, que tais possibilidades se constroem e se organizam a partir do planejamento coletivo da escola e em consonância com a realidade ambiental em que esta inserida, permitindo a reflexão e discussão de questões ambientais inerentes ao contexto situacional da escola. Conclui-se que só é possível desenvolver no ser humano a consciência sobre o meio ambiente, e fazer vê-lo como um lugar para as futuras gerações exercendo assim o seu papel de cidadão, se a Educação Ambiental se fizer presente nos conteúdos curriculares em todos os níveis educacionais atingindo assim todos os alunos em idade escolar, contribuindo para a formação social, intelectual e moral do ser humano de forma a torná-lo capaz de cuidar, respeitar e preservar o ambiente em que vive tornando possível transformar o Meio Ambiente no qual está inserido. |
Abstract: | This study it intends to understand the relevance of the Ambient Education for the process education learning and to explication this thematic a adopted bibliographical revision it detaches some authors, between them Marta Tristão, Marcos Reigota amongst that bases the adopted theoretical. The method of research adopted from a bibliographical revision, consists analytical and descriptive, making possible a qualitative and reflexion boarding of the subject. In this conceptual trajectory it was verified that component the Ambient Education while curricular transversal line, makes possible the construction of innumerable pedagogical possibilities in the direction of the construction of a conscience citizen in relation the ambient question from the context and of the relations of the understood pertaining to school environment as its physical and natural space. It was verified, therefore, that such possibilities if construct and if they organize from the collective planning of the school and in accord with the ambient reality where this inserted one, allowing to the reflection and quarrel of inherent ambient questions to the situation context of the school. One concludes that only it is possible to develop in the human being the conscience on the environment, and to make to see it as a place for the future generations thus exerting its paper of citizen, if the Ambient Education if to make gift in the curricular contents in all the educational levels thus reaching all the pupils in pertaining to school age, contributing for the social, intellectual and moral formation of the human being of form to become it capable to take care of, to respect and to preserve the environment where lives becoming possible to transform the Environment in which he is inserted. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/964 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação Ambiental na Escola Um Exercício de Cidadania e Resignificação das Práticas Ambientais.pdf | 175,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License