Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/976
Title: | Educação ambiental nos anos iniciais: a possibilidade de uma escola sustentável. |
Advisor: | SANTOS, Rosenilde Fonseca |
Authors: | ALVES, Ana Carmen Rosa PINHEIRO, Rosa Eunice Alves |
Keywords: | Educação Ambiental Sustentabilidade Escola Sustentável |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | UFRA/Pólo Gurupá (PA) |
Citation: | ALVES, Ana Carmen Rosa. Educação ambiental nos anos iniciais: a possibilidade de uma escola sustentável. Orientadora: Rosenilde Fonseca Santos. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2015. |
Resumo: | Este estudo cujo tema é a Educação Ambiental na perspectiva de uma escola sustentável tem por objetivo analisar como a Educação Ambiental pode ser trabalhada e que práticas podem ser desenvolvidas em sala de aula. Pretende-se através deste estudo promover novas propostas de atividades sobre Educação Ambiental para a Sustentabilidade para a aplicação de uma prática metodológica inovadora tendo em vista a formação de cidadãos para contribuir ativamente em busca de um futuro melhor e sustentável. Dessa forma, o presente estudo se propõe analisar o processo educativo formal a ser organizado a partir de uma breve revisão ou pesquisa bibliográfica. A questão central da pesquisa é: O que precisa ser feito para a escola ser sustentável? Que práticas reforçam uma escola sustentável? Quais os benefícios que a escola sustentável deve oferecer a comunidade escolar? As populações a cada dia vêm modificando o seu modo de ver, pensar e agir diante a sua realidade, assumindo a cada dia uma cultura típica do meio urbano. O referencial teórico da pesquisa será delineado sob as literaturas de meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade. Em termos de método de abordagem, a pesquisa bibliográfica se pretende qualitativa, permitindo a reflexão a respeito da importância e significado das práticas de Educação Ambiental na perspectiva de uma escola sustentável. |
Abstract: | This study whose subject is the Ambient Education in the perspective of a sustainable school it has for objective to analyze as the Ambient Education can be worked and that practical they can be developed in classroom. It is intended through this study to promote new proposals of activities on Ambient Education for the for the sustainable application of one practical innovative methodological in view of the formation of citizens to contribute actively in search of a better and sustainable future. Of this form, the present study if it considers to analyze the formal educative process to be organized to break d soon in revision or bibliographical research. The central question of the research is: What it needs to be made it school to be sustainable? Practical what strengthen a sustainable school? Which the benefits that the sustainable school must offer the pertaining to school community? The populations to each day come modifying its way to see, to think and to act ahead its reality, assuming to each day a typical culture of the urban way. The theoretical referential of the research will be delineated under literatures of environment, ambient education and sustainable. In terms of boarding method, the bibliographical research if intends qualitative, allowing to the reflection regarding the importance and meaning of the practical ones of Ambient Education in the perspective of a sustainable school. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/976 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação Ambiental nos Anos Iniciais - A Possibilidade de uma Escola Sustentável.pdf | 442,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License