Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/978
Title: Gestão democrática e suas implicações no cotidiano da escola.
Advisor: FONSECA, Rosenilde
Authors: PINHEIRO, Maria Do Socorro Rodrigues
SANTOS, Telma Maria Silva dos
Keywords: Gestão escolar
Gestão democrática - escola
Comunidade escolar
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Gurupá (PA)
Citation: PINHEIRO, Maria do Socorro Rodrigues; SANTOS, Telma Maria Silva dos. Gestão democrática e suas implicações no cotidiano da escola. Orientadora: Rosenilde Fonseca. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Gurupá, PA, 2017.
Resumo: O estudo faz uma verificação de como funciona a Gestão Democrática na escola e qual a sua relação com a participação dos segmentos escolares, tendo como referência uma breve revisão bibliográfica a partir de alguns autores entre eles Maria Elisa Carapeto Ferreira, Vitor Henrique Paro, João Baptista Bastos, Marília Pontes Spósito, José Carlos Libâneo, Heloísa Lück, Chico Alencar e outros, que subsidiam a fundamentação conceitual decorrente da pesquisa bibliográfica, permitindo uma análise descritiva e reflexiva a respeito do tema, sugerindo por conseguinte uma abordagem analítico reflexiva. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da origem da Administração Escolar no Brasil e as mudanças que contribuíram para a nova denominação de Gestão Democrática sob a ótica das emergentes políticas educacionais. Verificou-se que a teoria destaca a importância da participação coletiva de todos os segmentos escolares na busca da autonomia instituição escolar e na construção de sua proposta pedagógica traduzida em seu Projeto Político Pedagógico. Conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, havendo uma necessidade de melhoria na integração do corpo técnico administrativo e os docentes juntamente com os alunos e pais/responsáveis, para que a Gestão norteie princípios que estejam relacionados ao cotidiano da comunidade e para assim alcançar com eficácia as metas educacionais sugeridas na sua proposta pedagógica
Abstract: The study it makes a verification of as it functions the Democratic Management in the school and which its relation with the participation of the pertaining to school segments, having as reference one brief bibliographical revision from some authors between them Maria Elisa Carapeto Ferreira, Vitor Enrique I stop, João Baptista Bastos, Marília Pontes Spósito, Jose Carlos Libâneo, Heloísa Lück, Chico Alencar and others, that subsidize the recurrent conceptual recital of the bibliographical research, allowing to a descriptive and reflexive analysis regarding the subject, suggesting therefore a reflexive analytical boarding. In this conceptual trajectory bevy is made one historical boarding of the origin of the Pertaining to school Administration in Brazil and the changes that had contributed for the new denomination of Democratic Management under the optics of the emergent educational politics. It was verified that the theory detaches the importance of the collective participation of all the pertaining to school segments in the search of the autonomy institution school and in the construction of its proposal pedagogical translated in its Project Pedagogical Politician. It is concluded that only an integration of the diverse pertaining to school segments is possible, will have interest and participation of all, having a necessity of improvement in the integration of the body administrative technician and the professors together with the responsible pupils and parents/, so that the Management guides principles that are related to the daily one of the community and thus to reach with effectiveness the suggested educational goals in its proposal pedagogical.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/978
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão Democrática e Suas Implicações no Cotidiano da Escola.pdf362,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons