Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/982
Title: O uso do computador no processo educacional como instrumento de inclusão digital.
Advisor: KHALED, Jean Barros
Authors: SOUSA, Maria Cristina Monteiro de
FURTADO, Maria Graciene Nunes
Keywords: Inclusão digital
uso do computador - instrumento de suporte pedagógico
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Santo Antônio do Tauá (PA)
Citation: SOUSA, Maria Cristina Monteiro de; FURTADO, Maria Graciene Nunes. O uso do computador no processo educacional como instrumento de inclusão digital. Orientador: Jean Barros Khaled. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, PA, 2017.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso vem tratar de um assunto que ainda esta em passos lentos para chegar até as escolas públicas brasileiras, com o tema “O uso do computador no processo educacional como instrumento de inclusão digital”. Acredita-se que o estudo nesse sentido deve começar já a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sabemos que o contato com a inovação tecnológica proporciona ao indivíduo não somente o acesso ás redes, mas, como manusear e utilizá-los para potencializar seus conhecimentos incluindo-os socialmente no mundo digital. Sendo detectados na pesquisa que assim como uma grande parte da população brasileira possui algum tipo de dificuldade devido os obstáculos presentes em seu convívio social e escolar com os alunos da escola onde foi realizada a pesquisa que não tem computadores, não é diferente das demais. Objetivo Geral: Mostrar a importância do uso do computador como instrumento de suporte pedagógico na inclusão digital para o desenvolvimento no progresso do ensino e aprendizagem dos alunos das escolas municipais de Santo Antonio do Tauá. Durante o levantamento bibliográfico e documental para a realização da pesquisa junto aos professores e alunos das escolas que não tem, e que tem o laboratório de informática. Com o intuito de descobrir se aprendizagem acontece de forma prazerosa e diferenciada durante a realização das atividades e na aprendizagem dos alunos deixando claro que se vive em uma era digital, não deixando de ter seu censo críticos e espontâneos para compreender e aprender, propondo e] desenvolvendo de estratégias na construção de conhecimentos para utilizar na sociedade que estão inseridos abordando todas as etapas realizadas durante a execução da pesquisa desde o diagnóstico, bem como a descrição e análise da intervenção da proposta realizada com os alunos.
Abstract: This work of course conclusion deals with a subject that is still in slow steps to reach the Brazilian public schools, with the theme "The use of the computer in the educational process as an instrument of digital inclusion". It is believed that the study in this sense should begin as early as the first years of elementary school. We know that the contact with technological innovation gives the individual not only the access to the networks, but also how to manipulate and use them to enhance their knowledge by socially including them in the digital world. Being detected in the research that just as a large part of the Brazilian population has some type of difficulty due to the obstacles present in their social and school life. The students of the school where the research that does not have computers was carried out, is not different from the others. Being of fundamental importance to reflect on the pedagogical value that the computer can provide contributing in the development of the learning, besides the aspects of the digital inclusion. It is necessary that there be adaptation in the structures of the schools with adequate spaces and that there is also the interest of the State in investing more and more in the infrastructure of the places where the computer labs work in the schools to allow access technological informatics. The computer is present in all cultures, being the main means of economic growth of humanity, able to communicate, show and lead the user to have information of research and teaching and learning. The computer and the internet are already part of the pedagogical routines of some schools. During the bibliographical and documentary survey to carry out the research with the teachers and students of the schools that do not have, and that has the computer lab. With the purpose of discovering if learning happens in a pleasant and differentiated way during the accomplishment of the activities and in the learning of the students making it clear that one lives in a digital age, not without having its critical and spontaneous census to understand and to learn, proposing and developing Of strategies in the construction of knowledge to use in the society that are inserted addressing all the steps taken during the execution of the research since the diagnosis, as well as the description and analysis of the intervention of the proposal made with the students
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/982
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Uso do Computador no Processo Educacional como Instrumento de Inclusão Digital.pdf613,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons