Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/984
Title: Atuação do pedagogo(a) em ambiente hospitalar no município de Cametá
Advisor: FRANÇA JUNIOR, Roberto de Mendonça
Authors: PANTOJA, Joana D’arc de Sousa
Keywords: Pedagogia hospitalar
Pedagogos - Ambiente hospitalar
Ações pedagogicas - Hospitais
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Campus Belém (PA)
Citation: PANTOJA, Joana D’arc de Sousa. Atuação do pedagogo(a) em ambiente hospitalar no município de Cametá. Orientador: Roberto de Mendonça França Junior. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Belém, PA, 2017.
Resumo: A Pedagogia Hospitalar, na atualidade, é área da Pedagogia que requer desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras que atendam a todos que circulam o complexo ambiente hospitalar. Sendo assim, buscou-se compreender a atuação do Pedagogo (a) no ambiente hospitalar e a partir disto refletir sobre suas práticas efetivas em tais ambientes. Para aproximação do objeto foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com caráter analítico o que favoreceu o desenvolvimento do trabalho e a aproximação com a abordagem qualitativa. Assim, pode-se perceber dimensões diferenciadas de atuação deste profissional, tanto no âmbito da escolarização como em perspectivas mais amplas de formação para o trabalho e de desenvolvimento de tecnologias especificas da área, motivando desta forma este profissional na busca de novos horizontes e possibilidades de sua prática.
Abstract: The Pedagogy Hospital, at present, is an area of Pedagogy that requires the development of innovative pedagogical actions that attend to all that circulate the complex hospital environment. Thus, we sought to understand the Pedagogue's (a) performance in the hospital environment and from this reflect on their effective practices in such environments. In order to approach the object, bibliographical and documentary research with an analytical character was used, which favored the development of the work and the approximation with the qualitative approach. Thus, it is possible to perceive different dimensions of this professional's performance, both in the scope of schooling and in broader perspectives of training for work and the development of specific technologies in the area, thus motivating this professional in the search for new horizons and possibilities of Practice.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/984
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atuação do pedagogo(a) em ambiente hospitalar no município de Cametá.pdf531,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.