Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/986
Title: O letramento digital no contexto educacional.
Advisor: SILVA, Arilson Galdino da
Authors: MENEZES, Elane Cristina Lopes de
MOREIRA, Terezinha de Jesus Cordeiro
Keywords: Letramento digital
Cibercultura
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Santo Antônio do Tauá(PA)
Citation: MENEZES, Elane Cristina Lopes de; MOREIRA, Terezinha de Jesus Cordeiro. O letramento digital no contexto educacional. Orientador: Arilson Galdino da Silva. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Santo Antônio do Tauá, 2017.
Resumo: Hodiernamente vivemos inseridos num contexto globalizado, no qual as tecnologias estão sempre presentes, das atividades mais simples as mais complexas que precisemos realizar, com isso o objetivo deste artigo buscou evidenciar uma melhor compreensão acerca do Letramento numa versão da cibercultura, um Letramento Digital direcionado ao contexto educacional, argumentando que cada uma das ferramentas tecnológicas utilizada dentro do ambiente escolar tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento, o que sugere que a palavra seja pluralizada: há letramentos, não letramento. Para fundamentar este estudo foi realizada além da pesquisa bibliográfica uma pesquisa de campo, na qual dez professores de três escolas municipais distintas de Santo Antônio do Tauá, responderam um questionário com perguntas concernentes ao tema.
Abstract: Nowadays we live in a globalized context, in which technologies are always present, from the simplest and most complex activities that we need to carry out, with the purpose of this article aimed to show a better understanding about Literacy in a version of cyberculture, a Digital Literacy directed to Educational context, arguing that each of the technological tools used within the school environment has certain social, cognitive and discursive effects, resulting in different modalities of literacy, which suggests that the word is pluralized: there are literacies, not literacy. In order to base this study, a field survey was carried out in addition to the bibliographical research, in which ten teachers from three different municipal schools of Santo Antônio do Tauá answered a questionnaire with questions concerning the subject
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/986
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Letramento Digital no Contexto Educacional.pdf880,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons