Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/989
Title: Educação do campo: as dificuldadedes no ensino apredizagem dos educandos multissérie da escola de Canoas de Cima, município de Viseu-Pa
Advisor: SILVA, Maria do Céo P.
Authors: AGUIAR, Guilherme Moreira de
NASCIMENTO, José Edmar Brito
Keywords: Educação do campo - Ensino multissérie
Ensino-aprendizagem - Métodos educacionais
Dificuldades de aprendizado
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Augusto Corrêa (PA)
Citation: AGUIAR, Guilherme Moreira de; NASCIMENTO, José Edmar Brito. Educação do campo: as dificuldadedes no ensino apredizagem dos educandos multissérie da escola de Canoas de Cima, município de Viseu-Pa. Orientador: Maria do Céo P. Silva. 2017. 43 f. Ano. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Augusto Corrêa, PA, 2017.
Resumo: Esta proposta canaliza os aspectos mais relevantes da educação no campo, sendo uma abordagem descritiva do contexto socioeducacional da comunidade de Canoas de Cima, município de Viseu, Nordeste do Estado do Pará, Amazônia – Brasil. Ressalta-se, nesse contexto, que o processo de ensino aprendizagem no campo enfrenta inúmeros problemas e dificuldades, sobretudo a constituição de turmas de multisserie no espaço escolar Canoas de Cima - Escola de ensino fundamental situada na zona rural do município de Viseu. Sendo assim, destaca, a partir da observação da prática pedagógica e da dinâmica escolar uma serie de problemas recorrentes, que envolvem desde a reprovação, a distorção série e idade, alunos que não sabem ler e escrever até aqueles, que não dominam as quatro operações da matemática. Dessa forma, apontaremos que os educandos da turma multisseriada do município de Viseu, não apresentam grande rendimento escolar, uma vez que os educandos perpassam pelo dilema da reprovação. Para a realização do trabalho, buscou-se os princípios teóricos de educação no campo e ensino aprendizagem além de outras questões como a qualidade na educação formal, que não deixa de ser um direito do educando assistido em lei e seja qual for o contexto em que esteja inserido, merece desenvolver seus conhecimentos culturais e científicos, pois se compreendermos o contexto do campo em suas singularidades respeitando-o em seus aspectos formais e informais, conseguiremos atingir os reais objetivos a que se propõe a educação no campo.
Abstract: This research proposal will channel the most relevant aspects of education in the field, being a descriptive approach of socio educational community of Canoes off, municipality of Viseu, northeast of the State of Pará, Amazonian – Brazil. -It will highlight, in this context that the teaching learning process in the field faces many problems and difficulties, especially the Constitution of multisserie classes in the school space Canoes off elementary school located in the rural municipality of Viseu. Therefore, highlight, from the observation of pedagogical practice and the school a dynamic series of recurring problems, involving since the disapproval, the distortion series and age, students who can't read and write to those who do not dominate the four mathematical operations. Thus, we consider that the students in the class multisseriada in the municipality of Viseu not present great academic achievement, since learners grazing by disappval dilemma.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/989
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.